sábado, 27 de junho de 2009

Duvidas de um futuro tripulante


Pessoal, estamos sempre respondendo aos emails que nos enviam, e este email foi enviado pelo Leonardo e respondido pelo Fabio, ha pouco tempo. Acredito conter nele varias informações importantes e até mesmo duvidas comuns à alguns de vocês, entao compartilho aqui esse rico material... obrigada aos rapazes!

" - Qual a melhor empresa para se trabalhar?

Isso é muito relativo. Há casos e casos, e geralmente vai de pessoa a pessoa. Uns dizem que a Costa é boa, outros detestam. Outros elogiam a Royal e outros detonam, ou seja, é de cada um tirar suas conclusões.Se fomos pensar sobre o aspecto de ambiente de trabalho, muitos recomendam a Princess, a Crystal e a Royal como boas empresas para se trabalhar. Já no quesito financeiro, a melhor ainda continua sendo a Costa por pagar em euro. A Cunard ainda leva mais vantagem nisso por pagar seus tripulantes em libras esterlinas (sterling pounds).

-Quando você aceita um contrato você tem um vínculo permanente com a empresa (embarcação) ou com a agência que te contratou?
Quando se aceita um contrato para trabalhar a bordo, você tem vínculo com a empresa durante a duração do contrato. Caso queria retornar para outro contrato, é feito um novo documento (contrato) e seu vínculo é automaticamente renovado com a companhia. No caso a agência funciona somente como uma ponte entre você e a empresa caso você tenha algum problema a bordo, ou fora do navio, quando se está de licença médica por exemplo.Todo tripulante é livre para mudar de agência quando bem quer, como foi o meu caso. Ao terminar meu contrato com a Costa, eu mudei da Infinity para a ISM, por achar o trabalho da ISM mais profissional, no meu ponto de vista pessoal.

-Você pode recusar alguma proposta? Eu fiquei pensando: "Vamos supor que eu queira fazer algum curso aqui em terra, e ele dure algum tempo, eu poderia recusar um contrato para pegar um proxímo?" E se puder isso não afeta sua imagem com a empresa não né?

Você pode recusar um contrato, mas se fizer você corta o seu vínculo com a empresa. Se terminar um contrato e quiser fazer um curso com duração maior que seu retorno a bordo, e não conseguir reembarcar, a companhia exclui você da listagem de re-embarque. Infelizmente neste segmento, quando um desiste, existem outros 10 para ocupar a sua posição.

Lendo não só no seu blog como por aí eu vi que depois do primeiro contrato se você não pisar na bola eles continuam te chamando. Mas quem vai te chamar? A empresa ou a agência? Porque eu fico pensando de gostar de uma empresa e a agência me mandar para outra no segundo contrato.

Isso é certo. Se terminar bem o seu primeiro contrato a companhia te convida para um segundo. Quando está prestes a desembarcar, você é chamado no Crew Purser para comunicar se quer ou não mais um contrato com a empresa, e com isso recebe sua provável ou definitiva data de embarque. Caso não receba a sua data de embarque a bordo, você deve comunicar a agência assim que entrar de férias e solicitar para que eles vejam com a companhia a data de reembarque. Lembre-se sempre. A agência é uma ponte entre você e a empresa. Ela é que resolve tudo sobre data de embarque, re-embarque, auxílio médico, etc.Fique tranquilo quanto a ser mandado para outra empresa no segundo contrato. Isso não ocorre. Seu segundo contrato é com a mesma da primeira.

-Eu vou ter tempo pelo menos para dormir?
Vai sim. Um pouco menos do que gostaria mas vai. Geralmente um tripulante dorme uma média de 6 horas por noite, dependendo da função. O que muito de nós fazemos é dormir um pouco durante os breaks, quando não queremos descer do navio. Eu geralmente dormia no meu break quando o navio estava em navegação. Isso regulava aquelas horinhas e menos que dormimos durante a semana. Garçons e camareiros costumam dormir menos. Já o pessoal de bar e staff dormem mais. Eu respeitava muito o meu sono. Muitas vezes deixava de ir beber no Crew Bar com o pessoal e ia para minha cama dormir um sono mais longo, para no dia seguinte trabalhar mais disposto.

-Posso embarcar com inglês intermediário?

Pode sim. Os navios na sua maioria oferecem curso de inglês a bordo para os tripulantes que desejam se aprimorar no idioma. Algumas companhias possuem um professor a bordo, e oferecem todo o material necessário.

-Esse colega que conheci diz que eu estou perdendo tempo, afinal eu já tenho experiência como garçom de hotel e estou em nível intermediário de inglês e que deveria me inscrever. Li que não é nada bom até para mim mesmo. Que vou ter que ficar em um navio que praticamente não tem Brasileiros e vou ficar sozinho. Mas como estou com muita vontade e estou estudando em ritmo acelerado, estou quase convencido a tentar. O que acha?

Tente sim. Hoje em dia encontramos mais brasileiros a bordo do que antigamente. O que acontece é que na temporada européia e americana o número de brasileiros embarcados é menor, mas não quer dizer que não terá brasileiros a bordo. Quando falta 2, 3 meses para a temporada brasileira começa a chegar dezenas de brasileiros a bordo dos navios, nas mais diferentes funções, e segue assim até o mês de março/abril. Quando embarquei no meu primeiro contrato era o único brasileiro do bar diante de mais de 20 filipinos. No começo me assustei, mas existia alguns brasileiros embarcados em outras funções e isso me ajudou a ficar a bordo. Com o passar das semanas, ia chegando mais e mais brasileiros, e indo embora os filipinos. Quando desembarquei, ainda na Europa, já tínhamos 7 brasileiros no bar, de uma equipe de 21, ou seja, já éramos 30% desse pessoal.

Postado por: Nadia

Mais uma vez, obrigado aos rapazes!

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?