sábado, 27 de junho de 2009

Histórias das companhias de cruzeiro - Pullmantur Cruceros.

Continuando com mais uma postagem sobre a história das companhias de cruzeiros, hoje vamos contar sobre uma companhia que surgiu através de uma agência de viagens para se tornar a líder de cruzeiros all incluse do mercado. Estamos falando da Pullmantur Cruceros.

A Pullmantur surgiu na década de 70 como Tour Operador Español, uma operadora turística, que fazia roteiros rodoviários a destinos turísticos nos arredores de Madri, Espanha. Depois de muito sucesso com estes roteiros, a com
panhia passa a criar seus próprios roteiros turísticos, e já consolidada possuía filiais nas principais cidades de Espanha.

No início dos anos 90, a Pullmantur adquire um Boeing 747-200 de segunda mão e passa a operar vôos charters da Espanha com destino ao Pacífico Mexicano. Surgia assim a Pullmantur Air. Em abril de 2001, a Pullmantur se lança ao mercado de cruzeiros, até então um mercado elitista, e cria a Pullmantur Cruceros, com cruzeiros destinados ao público hispânico, com tripulação de
linguagem espanhola ou portuguesa, amável e atenciosa e diversão latina. Começou a operar com um único navio, o Oceanic, adquirido da Premier Cruises, e passou a operar o seu primeiro circuito, o Brisas do Mediterrâneo. O navio Oceanic ficou famoso mundialmente por ter sido o navio usado como cenário da série de TV "Love Boat", na década de 70.

Com o sucesso que este navio teve com o mercado espanhol, a companhia
adquire mais um navio, o R-5 Blue Dream, em 2002. A princípio o navio foi arrendado a companhia, mas devido a seu sucesso, a companhia o adquire em outubro do mesmo ano, continuando sua jornada na companhia até o ano de 2006.

Em 2003, a Pullmantur Air teve parte de seu controle acionário passado a Marsans Group dos Estados Unidos, e amplia sua frota adquirindo 1 Boeing 747-300 e 3 Boeing 747-400. Com isso a companhia pode deslocar os passageiros de seus navios, em vôos charters da Europa aos destinos onde a companhia opera, como o Caribe.

Em 2004, a companhia cria uma parceria com a brasileira CVC Turismo, e cria a holding CVC/Pullmantur no Brasil. Com essa sociedade a CVC fica responsável pela venda dos pacotes turísticos na temporada brasileira, e a Pullmantur oferece os navios e infra-estrutura necessária. Isso faz com a que a companhia ocupe o terceiro lugar em vendas na temporada brasileira.

Em 2005, a Pullmantur cria o regime All incluse a bordo, onde pode comer e beber a vontade sem pagar mais por isso. Isso logo se tornaria um grande sucesso, e a companhia passaria a deter mais de 50% do mercado de cruzeiros na Espanha.

Em novembro de 2006, a companhia dá um grande salto ao ser comprado pela Royal Caribbean International. Com esta venda a Royal Caribbean não só adquire a companhia de cruzeiros, como a Pullmantur Air e os escritórios de venda nas praças de Madri, Barcelona, Bilbao, e demais cidades da Espanha.

Com esta compra o R-5 Blue Dream é repassado a Celebrity Cruises, que por sua vez entrega a frota da Pullmantur o Celebrity Zenith, batizado somente como Zenith pela Pullmantur. A Royal Caribbean por sua vez aumenta a frota Pullmantur repassando o Sovereign of the Seas e o Empress of the Seas, batizados como Sovereign e Empress respectivamente.

Mais recentemente o Oceanic, primeiro navio da companhia foi vendido a ONG japonesa "Peace Boat". No começo do ano de 2009, a companhia cria o circuito "Pérolas do Atlântico", cruzeiros semanais saindo de Lisboa e Funchal com destino a Gibraltar, Lanzarote, Casablanca e Agadir. Este cruzeiro, a bordo inicialmente do Atlantic Star e depois do Pacific Dream, é destinado ao público português, e seguindo o exemplo possui sua tripulação inteiramente de língua portuguesa. Do cleaner ao comandante. Esta é a grande aposta da companhia para o ano de 2009. O Pacific Dream, ex Island Star, foi repassado a companhia depois que a Pullmantur encerrou oficialmente as operações da Island Cruises.

Hoje a Pullmantur possui a seguinte frota:

- Sovereign, com cruzeiros pelo Mar Mediterrâneo e América do Sul.








- Empress, com cruzeiros pelo Mar Báltico, Mediterrâneo e América do Sul.








- Ocean Dream, com cruzeiros pelo Caribe e México.








- Pacific Dream, com o roteiro pelas ilhas do Atlântico.








- Zenith, com roteiros pelo Mar Mediterrâneo e América do Sul.








- Atlantic Star, retirado temporariamente de navegação para reparos em seu maquinário, para futuramente operar com roteiros o ano todo na costa Brasileira e sul-americana.
















Publicado por Fabio Alonso

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?