quinta-feira, 14 de maio de 2009

Costa Magica - O retorno


Ola!! Depois de tanto tempo sem postar, decidi atualizar por aqui afinal nunca se sabe quando virao novas pessoas, quem ira precisar das nossas informacoes...


Bem, venho contar que terminei meu contrato na semana passada, e ja estou de volta em casa, de ferias.


Depois de 9 meses (sim, a CIA extendeu meu contrato por mais um mes...) aqui estao minhas reflexoes...


- O trabalho: as impressoes que tive dos cargos e das funcoes sao de que eh impossivel generalizar. Nao da pra dizer ' o bar eh bom, ser camareira nao vale a pena'. Sabe-se que os deptos de bar e camareiras sao os que acabam ganhando mais dinheiro mas, do que isso vale se cada dia eh um martirio a caminho do trabalho e vc acaba desistindo ou vai a loucura pq nao gosta do que faz? sorte dos que, como eu, fazem porque gostam. Por mais que eu trabalhasse 14, 16 horas por dia, chegava na minha cabine e me sentia feliz, realizada. Mas posso imaginar o fardo que seria pra alguem que nao gostava do que fazia,..enfim, como conclui, nao soh pelo trabalho, ser tripulante eh algo que nao da pra dizer: vc consegue, ja vc nao vai conseguir. Soh da pra saber se vai dar certo ou nao tentando.


- A cabine: confesso que eu achava que a cabine era bem pior. Como geralmente a gente chega cansado do trabalho, a cabine faz seu papel, a gente dorme, acorda, sai. Nao tenho do que reclamar sobre o espaco, o armario, tudo era perfeitamente adaptavel ao seu tempo a bordo.


- Descer nos portos: alguns portos eram otimos para descer, outros nao. Mas vale a pena, nem que vc tenha um curto espaco de folga, descer e conhecer os lugares. Quando, em um dia estava andando pela La Rambla em Barcelona, no outro tomava um cafe e comida pastel de Belem em Lisboa, era que eu parava e pensava o quanto valia a pena. Pra mim, estar cada dia em um lugar, conhecer alguns que eu nao fazia ideia do quao bonitos eram, era um dos pontos fortes de ser tripulante.


- $$: se for a primeira viagem ao exterior de alguem, com certeza ira gastar com eletronicos, coisas que sao caras por aqui e pela primeira vez vc podera comprar. Mas, fora isso, da sim pra guardar seu dinheiro, afinal vc nao paga por nada. Nada mesmo, comida, lavanderia, nada. Ah, soh o cartao do bar, se vc for bom bebedor, vale a pena atentar aos gastos extras.


- Conselhos aos futuros tripulantes: va com paciencia, humildade e disposicao, caso voce nao tenha algum desses tres, pode ter certeza de que vai desenvolver por la; quanto mais linguas vc falar, melhor, vale a pena investir num curso de italiano, frances ou alemao (tirando o ingles e o espanhol) enquanto espera a data de embarque; nao leve muita coisa na mala, voce simplesmente nao tera tempo para usar; nao se desespere no primeiro mes, pense que, depois de algum tempo quando vc ja estiver acostumado com a rotina do trabalho, tudo vai ficar bem mais simples.


Ja que estou de ferias, vou continuar postando minhas impressoes e dicas.


Quanto a mim? Estou esperando minha data para o segundo embarque, torcendo para ser o mesmo navio, Costa Magica. Fui promovida e agora ja sou 2a cozinheira e 2a feira comeco as aulas de italiano!


Boa sorte a todos!

Nadia

ps. a foto, tirei em ilhabela (sp)

3 comentários:

Eli Carlos Vieira disse...

Parabéns Nadia!
Obrigadíssimo pelos relatos que dão a real e encorajam pessoas como eu, prestes a fazer o primeiro contrato!
Estou para ir pela MSC, como bellboy eu acho.
Estou confiante e ciente do que é trabalhar a bordo, mas o medo sempre rola nessa época!

Beijo, boas férias e sucesso a todos nós!

Unknown disse...

Oi Nádia,queria te dizer que de todas as informações que eu procurei sobre vida a bordo do ponto de vista de tripulantes,os seus posts foram sempre os que eu mais me identifiquei.Primeiro pela coincidencia de eu estar indo pela infinity pra Costa como 3 cozinheira!!!(so q na area de Pastry)E também pq os seus comentarios foram os que me pareceram mais sinceros e sem radicalismos,tipo"uhu!trabalhar no navio eh demais!.."ou"cara,vc trabalha feito burro de carga.."Esse tipo de coisa q a gente le por ai..rsrsr
Então,eu agora só estou aguardando da Costa uma data de embarque,rumo ao primeiro contrato!Ansiedade total!Nao comprei nem a mala ainda..rsrs..Nossa,tem tanta coisa especifica da nossa area que eu gostaria de te perguntar!!O e-mail"vidadetripulante@gmail.com"ainda esta valendo??Vou mandar umas perguntas,ai qdo vc tiver um tempinho e puder me responder.Vai me ajudar bastante..
Por fim,gostaria de agradecer por todas as dicas,parabenizar pela promoção(2cook!iei!!)e compartilhar um achado: vc disse q vai começar suas aulas d italiano,eu tbm tive essa inspiraçao,porem comprei um livro que vem com cd de audio q se chama "italiano em 30 dias" da Berlitz(R$40) + um guia de conversação Michaelis Tour(R$10).Comecei a pouco tempo mas to gostando bastante...se vc quiser tah ai a dica..
então eh isso..parabens por vc ter sido forte o suficiente para passar por tudo isso e para aguentar a pressao que eh uma cozinha..ainda que eu concorde com vc qdo vc diz q tem q gostar muito da profissao para aguentar o tranco e ainda sair realizada..rsrs.
Mil beijos e aproveite bem as ferias!!!Ana Carolina-RJ

Unknown disse...

Obs:o meu comentario tah em nome de Marcus pq acabei usando a id do blogger do meu irmao..
Ana Carolina-RJ

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?