domingo, 12 de outubro de 2008

Do Costa Magica


Pessoal, desculpem o sumico (e que sumico!) mas realmente o tempo em terra eh curtinho e super precioso..

aqui vao algumas dicas que escrevi na comunidade, minhas opnioes e impressoes...

boa sorte!

Bem, o navio...nao eh tao ruim quanto a gente espera..Tem gente que gosta, outros que nao aguentam, mas acho que o importante eh passar pelas primeiras semanas...Na minha primeira semana foi beleza, ja nesses dias queria voltar nadando, mas minha sorte foram os amigos daqui, que me apoiaram e me apoiam, meu namorado, enfim, vou ficar firme.

- O navio: balanca. Hehe Nao eh de enjoar nao mas voce sente que ele esta navengando, as vezes voce anda no corredor e vai indo meio torta... Depende do local aonde vc esta no navio, eu to bem no bico, la na frente, entao balanca bastante,,O navio eh lindo, grande, voce se perde. Mas logo se encontra. Tem mapas e placas por todos os lados... O primeiro dia nao eh tao traumatico assim nao, voce nem tem boat dril e provavelmente chega la pelas 10hs da manha e soh trabalha no final do dia..varia, mas geralmente eh assim.. A academia eh otima, o crew bar tambem eh legal..Mas fecha cedo..a lavanderia tambem funciona com horario, das 6 as 23horas...mas sempre da-se um jeito de encontrar uma folguinha pra ir la fazer...Sempre tem festas das diferentes nacionalidades (geralmente de acordo com o dia de independencia do pais..)e nas proximas semanas teremos a do Brasil, se tudo der certo!Todo dia conheco um novo brasileiro, sao todos super legais..! E agora vao chegar novos brasileiros, cada vez mais..

- Trabalho: meu trabalho la na cozinha eh bem puxado mas o corpo ja esta se acostumando..o que ta pegando mais do que o cansaco eh o sono, trabalho das 8 – 14horas, depois das 17-23:30 mais ou menos..ateh jantar, encontrar o pessoal, tomar banho, vou dormir la pelas 3 da manha...e tenho que estao de peh as sete! Todo dia...o pessoal aqui dorme em peh..

- Mala: o armario das cabines nem eh tao pequeno assim, tem bastante gavetas..tragam sim a palmilha pois ela salva o peh... Mas voce provavelmente vai ficar 24horas de uniforme, eu durmo quase que de avental, soh pra levantar 5 minutos antes e ir..hehe

- Cidades: hoje eh o primeiro dia que consigo sair, em duas semanas... Mas eh pq ateh voce arranjar seus horarios, leva um tempinho...e se vc vai conseguir sair vai depender mto do seu horario de trabalho..tem gente que nunca consegue descer pelo horario de trabalho..o navio geralmente fica no porto desde de manha, la pelas 8hs ateh as 17hs..(no meu roteiro atual provavelmente nao vou descer nunca em tunis, tunisia. O navio soh fica ancorado das 7 as 13hs e eu trabalho das 8 as 14hs...)

- Mafias: pior que existem. Acho que eh questao de ficar mais confiante e com o tempo, ignora-las. Mas existem sim, principalmente das populacoes mais numerosas no navio...O navio pra mim ainda tem um clima hostil, quase meio selvagem, todo mundo mto sem educacao..quem ja esta aqui a mais tempo diz que vc aprende a endurecer tambem...

- Mulheres: venham com forca. Nao tem uma mulher que nao passe no corredor que os homens nao olhem, no elevador sempre tem um engracadinho ‘ oh, brasil’. Um saco. Mas eh isso que nos faz mais guerreiras ainda de estar aqui. E eu ainda que sou uma dentre as duas unicas mulheres na cozinha com mais de cem homens :P

- Uniforme: eles dao tudo, sapato, e varias pecas...cada depto tem um dia especifico de lavagem do uniforme....e a lavanderia do navio pro crew abre das 6hs as 23hs...leva mais ou menos meia hora pra lavar e meia hora pra secar...Bem, acho que eh isso..prometo escrever mais!!

Desejo uma boa sorte aos que estao para embarcar e forca aos que ja foram..

Postado por: Nadia
foto, tirada por mim, do Magica em Marselle

7 comentários:

* Cacau * disse...

Oi!!!
Acabei de ler o seu blog, quer dizer, nem sei se é seu mas queria te parabenizar sobre ele. Muitooooooo bacana as dicas que vc dá, tocou justamente nos assuntos que eu estava afim de saber e outra, vc é mulher né...
Estou embarcando daqui uma semana, daí adorei as dicas.
Força ai garota, faça o seu que terá a recompensa no final, se não tiver, é que ainda não chegou o final, ok?
Um abração e vou continuar a ler suas postagens por aqui.

Camila Mesquita

Pri Cassou disse...

Adorei!! Eu devia ter feito um blog assim tb desde meu primeiro embarque, mas como vc mesmo falou: nosso tempo fora é curto e muito precioso! rsrs Mas vou colocar o link na minha comunidade do orkut ("Vai embarcar?? Tem certeza??") pra galera vir ver aqui... rsrs Continua firme aí!! No final a recompensa vem.. rsrs Sucesso!!

my disse...

Oieee, olha amiga adorei ler o seu blog bem divertido e realista,rs.
Gostaria de saber se vc conhece alguém que poderia me explicar como é o tranalho de uma Assistente de Café? é por que é essa a area em que vou trbalhar, se passar na entrevista agora né.Mais eu não tenho total noção do trabalho, se tiver uma amiga que esteja na aréa, para me dar um help.... betagabi@hotmail.com
obrigada

thais_figueira disse...

Olá Nádia, gostei muito de ler seu blog e vi que trabalha na mesma área que estou tentando.
Gostaria de saber como é o trabalho na cozinha, o cargo que ofereceram para mim é o mais baixo claro, pela Royal.
Você tem algumas dicas para me dar?
Porque na verdade ainda nao decidi se vou ou não caso consiga, pq tenho trabalho aqui mas gostaria de uma experiancia profissional e gostaria mto de trabalhar em cruzeiros.
Se puder me responder seria ótimo.
Muito obrigada
Thais

Freyzer Andrade - Artrist of Amazon Forest disse...

entre em contato comigo
achei muito interessante seu blog
sou de Parintins -Amazonas-Boca da Valeria ja ouviu falar ?
conhece o Princess Cruises né?
vc sabe quem é o diretor de arte ou diretora nao consigo entrar em contato com ninguem.
vc pode me ajudar ?

eLi disse...

Obrigadíssimo pelas dicas!
São essenciais para nós que temos previsões de próximos embarques!
É bom saber que mesmo entre a loucura da vida a bordo, tem gente como você, que compartilha as experiências vitais com pessoas desconhecidas (nós)!
Espero conseguir transformar o perfil do meu blog em algo desse tipo também.

Força também! O negócio é focar nos objetivos!

ps.você conhece alguém que já atuou ou atua como bellboy (mensageiro de hotel)? Essa será minha função no MSC a partir de agosto/setembro.

Beijo!
:-]

Rubens disse...

Estou embarcando lá no dia 07/06, e tenho algumas dúvidas sobre as cabines dos crew members... São divididas em quantas pessoas? E o banheiro, é por cabine ou é dividido com mais de uma?
Muito obrigado!!!

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?