terça-feira, 7 de outubro de 2008

Carreira a bordo. Fotógrafo.

Recentemente recebemos um e-mail, pedindo informações sobre a profissão de fotógrafo a bordo dos navios de cruzeiro. Vamos atender o pedido e colocar alguns detalhes desta profissão.
Os fotógrafos são encarregados de registrar todos os momentos que se passam durante um cruzeiro. Sua função começa com o registro da chegada dos passageiros ao navio, passando pelos jantares e também (em alguns casos) no dia a dia do navio, que são as atividades de lazer, esporte, etc.
Atuam junto ao Photo Shop dos navios e contam com um manager que supervisiona todo o trabalho dos fotógrafos, e o assistant manager que o auxilia. O material que o fotógrafo usa é pessoal, ou seja, cada um deve ter o seu equipamento profissional completo antes de embarcar.
Um dos requisitos necessários para o cargo são entusiasmo, atitude e capacidade de venda.
Os salários são em média de 600eur/mês, mais comissão de vendas.

Boa sorte e até a próxima.


Fabio Pereira
Blog Vida de Tripulante

6 comentários:

Nanda Melonio disse...

Fábio, tem como vc verificar quais as lentes essenciais para um fotógrafo no navio (pra não levar coisa desnecessária)? Obrigada! :)

tela disse...

Ola...

Estou aplicando para a Princess Cruise, pela Ceceth, aqui de Curitiba. Me informaram que o equipamento eh por conta da companhia e que so preciso me preocupar em fotografar... sera que eh isso mesmo??

abraco

raphael villar disse...

eu passei agora na entrevista para fotógrafo junto com a empresa IMAGE, que seleciona fotógrafos para vários navios. A IMAGE é representante da Nikon nos estados unidos e por meio dela vou comprar máquinas por um custo bem mais baixo e o valor irá ser descontado do meu salário.
Estou esperando para embarcar... muito bacana esse blog. curti. abração.

Juju disse...

Oie, trabalhei como fotografa da Image por um ano e meio.
Pela Image é preciso sim comprar o corpo da camera, provavelmente agora eles estão usando a D80. Na época que fui comprei a D70s por U$675,00.
A bordo eles fornecem a lente e o flash. Também ensinam a fotografar nos dinning rooms, gangway (quando o passageiro sai do navio) e em estúdio. Com o tempo aprense-se mais coisas, como imprimir fotos e coordenar a Photo Gallery..
A hierarquia da Image funciona assim: junior photog, senior photog, AMS (assistant manager - responsavel pela Photo Gallery), AMP (responsável pelo laboratório) e Manager.
Quando estava saindo da empresa, eles estavam implantando um sistema de salario base minimo, coisa que até então não existia...
Em relação a Princess, sempre soube que o departamento de fotografia quando é próprio da compania, ela fornece todo o equipamento.
E a lente mais recomendada seria uma 18 - 55mm, se quiseres levar uma com mais zoom, não tem problema, o mais importante nesse caso, é a grande angular.

lariluz disse...

Alguém tem noção de quanto se consegue tirar em comissão por mês? Pq eu acho 700 dólares um valor muito baixo pra uma função especializada...

Lincoln Lujan disse...

http://fotografodebordo.blogspot.com.br/

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?