sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Uma visão sobre o trabalho em cruzeiros

Encontrei esta visão do trabalho à bordo, no blog do Bernardo Porfirio (www.bernardoporfirio.wordpress.com), vale a pena ler.




Para saber a fundo sobre essa vida e seu cotidiano a bordo, nada melhor que uma conversa ou leitura de quem já esteve ou está nessa. E para começarmos em uma ordem mais ou menos coerente. Vamos desvendar de cara os principais enigmas.

Jornada de trabalho: todos os dias, 10 horas por dia em media. Salario: U$2.000 por mês em média. Estar a bordo: 90% de seu tempo. Tempo suficiente para sair: Sim, de uma a duas vezes por cruzeiro. Dia de folga: zero.

Bem, a escolha do cargo está diretamente relacionado ao objetivo do candidato. Aos não muito decididos no que trabalhar, cuidado, não inscreva para cargos como de Utility, Cook(se quiser aprender alguma coisa, inicie como cook em uma Cia de Luxo ou Premium, por que nas populares, você ficará em um contrato inteiro picando vegetais e frutas), steward ou galley steward. Pois o que você vai ralar não compensa nem por dinheiro, profissionalmente e muito menos para conhecer lugares ou pessoas.

Os cargos recomendados a quem pretende fazer uma carreira na área hoteleira, são: Assistant Waiter, Bar Waiter, Assistant F&B manager, Housekeeping manager ou Purser. Para quem quer associar uma boa vida e uma grana razoavel, os cargos de monitora, Corporate Trainer, Casino(qualquer cargo) Social Host, Cruise Staff e Golf Pro, são os mais indicados.

Aos com interesse em levantar uma grana rapidinho, candidate-se para trabalhar como garçom no Dining room ou para trabalhar como Cabin Steward. Certamente, vai levar uns 2 a 2,5 anos para você atingir, por exemplo o cargo top dos garçons, Head Waiter. Pois requer muita experiência e conhecimento, agora, você sendo persistente nesse cargo, você pode chegar a Maitre, ai sim estamos falado em muuuuita grana, mas para chegar lá, há que trabalhar duro. Um sortudo pode chegar lá com 10 anos de trabalho na área. E para ser um Cabin Steward, é preciso iniciar como Assistant Cabin Steward, o tempo médio também é de 2 a 2,5 anos para a promoção. Dependento da Cia e do seu Manager, sempre.

Um contrato, dependendo da Cia e do cargo, dura de 6 a 7 meses. As férias são de 6 a 8 semanas. Após um longo descanso em casa com família e amigos, o tripulante faz as suas malas e parte para uma nova jornada de 6 ou 7 meses em outro navio com outros novos colegas de trabalho e amigos. O mais cativante, é quando ao entrar a bordo, você esbarrar com alguém que já havia conhecido em outros contratos, ai é festa.

O dia a dia a bordo, começa de madrugada com serviços 24 horas como, Pizzaria, serviço de quarto e recepção. E nessa mesma hora os cooks estão no Main Galley, cuidando do Menu. Mas, o agito mesmo inicia as 6am com o café da manhã sendo servido e as cabines sendo limpas. E olha que o movimento é grande nessa hora que se estende quase que emendando com o horário de almoço, especialmente nos dias no mar, os sea days.
Somente às 15 horas o movimento cai e os tripulantes vão descansar ou cochilar para a grande retomada da noite, onde um ritmo frenético de gente jogando no cassino, fumando e ouvindo um jazz, toma conta do navio. Mas para a tripulação, isso é apenas o começo, já que a maioria termina seus a fazeres às 22 e/ou 23 horas. Quando todos eles caem no Crew Mess ou no Crew Bar, noite a dentro. E o mais interessante é que muitos que acórdam para trabalhar as 6 da matina, ficam até 1 ou 2 da manhã bebendo e papeando com amigos. Trata-se de um ritmo assustador e incomparável com o em terra, impar.

Após ler esse relato não o tenha apenas como único referencial, converse com mais tripulantes experientes. E não o encare também como animador ou desanimador de suas vontades, pois está para nascer quem diga: trabalhar a bordo de um cruzeiro é o muito bom. Alias, está para nascer também, quem diz isso de seu atual trabalho em terra, seja qual for e onde for.
Por mais que seja muito massante o cotidiano a bordo, pense no seguinte, tripulantes saem de férias e voltam a cada final de cruzeiro. E os hospedes mudam sempre, sem falar nos portos de escala, mesmo se tratando de um intinerário massante, pois não dá para ver tudo em um só dia. Trocando em miúdos, esse é o cotidiano mais dinâmico no mundo. Se você quer fugir de “um marasmo” , esse é lugar.
Se você quer, vá, leia o máximo a respeito e tire todas suas duvidas antes. Lembre-se, espere o pior sempre desejando o melhor.

Postado por: Nadia


Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?