quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Itens pré-embarque


Como estou arrumando as malas para a viagem, decidi colocar aqui alguns pontos essenciais do pré-embarque, desde dicas para mala até documentos.

* MALA:

Ao arrumar as malas, alguns itens voce já pode levar para ´adiantar´ e facilitar seus primeiros dias...

Quanto à higiene e limpeza, lembre-se de que voce pode levar um pouco de cada, pois nos primeiros dias voce nao terá muito tempo para descer nos portos e comprar o que precisar. Nas suas horas de folga voce terá treinamentos, provas ou mesmo estará meio 'perdido'.

- Benjamins (ou ´T´) : geralmente as cabines possuem poucas tomadas, entao leve uns benjamins para voce e sua cabin mate poderem usar o que precisarem;

- Sabão em pó: para ser usado nos primeiros dias...

- Palmilha de silicone: leve uma palmilha de silicone para colocar em seu sapato de uniforme. elas são altamente recomendadas por quem já esta embarcado. Em muitos casos, a CIA nao paga seu tratamento se vc se acidentar com outro sapato que nao seja aquele fornecido por ela, entao, o melhor é investir na palmilha. E quando pegar o sapato do uniforme, recomenda-se pegar uns 3 ou 4 numeros maiores, pois o pé vai inchar...

- Produtos de higiene: como mencionado acima, leve alguns produtos de higiene (sabonete, shampoo, desodorante,...) para as primeiras semanas...Mas nao precisa estocar! Voce poderá descer e comprar estes produtos quando estiver em porto e em horario de folga...Melhor do que ficar carregando e estocando, em uma cabine sem espaço!

- Uniforme: Observe se a sua CIA lhe fornecerá o uniforme e converse com a agência ou quem já embarcou sobre o uniforme. As vezes é vantagem levar algumas peças do uniforme, como camisas brancas, calças e meias. Pergunte se a CIA irá descontar do seu salario o uniforme ou se o mesmo lhe será ´emprestado´.

- Fotos: Leve as fotos da familia, amigos e imãs para colocar na cabine...

- Despertador: aconselha-se levar um ou dois despertadores.

- Mala: é recomendável levar malas dobráveis, nao aquelas duras de viagem...isso pq falta espaço na cabine e você terá que, literalmente, durmir com a mala! Mas se levar as dobráveis, cabe em qqer cantinho...

* MALA DE MÃO:

Atenção para a mala de mão. Muitas pessoas relatam que tiveram as malas perdidas dentre as conexões até chegar no porto de embarque, entao vale o conselho para levar uma ou duas mudas de roupa na mala de mao, assim como produtos de higiene (pequenos) para uma emergência. A mala de mão geralmente não pode ter mais do que 5 kilos e os liquidos, em potes de no maximo 100 ml nao excedendo 1 litro total.

* DOCUMENTOS

Para os documentos, recomenda-se ter 2 copias de cada. Levar uma copia com você e deixar uma cópia em casa, para qqer emergência.
Os documentos, geralmente, são:

- STCW
- Carta de embarque
- Passagem
- Passaporte
- Exames médicos
- Certificados

e todos aqueles que a agência disser ser fundamental. Leve-os sempre na mala de mão.

É isso pessoal.. eu também já estou arrumando as malas e dia 17 embarco no Costa Mágica. Até lá, vou compartilhando as novidades (e as angústias!) com vocês.
Qqer duvida, escrevam pra gente!

postado por: Nadia
PS. E quanto aos outros membros do blog?? Bem, embarcados, o Fabio Alonso terá que desembarcar para tratar de um joelho machucado e o vinicius estava com um problema no pé. Mas vão ficar bem, adoraram a vida a bordo.

2 comentários:

escaravelhoandarilho disse...

Vale muito pela dica do sapato!! Muito boa!
Abraco. http://escaravelhoandarilho.wordpress.com

Minhas Fotos e disse...

Olá, gostei da leitura que fiz no geral, uma pergunta, só consegue trabalhar em cruzeiros pessoas que tem conhecimento de outras linguas que não o português? Abraço

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?