domingo, 20 de julho de 2008

Normas e Regulamentos


Também encontrei no site (http://www.crewgoes.com/) uma seção sobre as Normas e Regulamentos dentro dos navios. Importante lembrar que estas variam de acordo com a CIA, mas os tópicos são senso comum entre as operadoras.

"Às vezes, trabalhar em um cruzeiro não tem nada a ver com serviço, ir à praia, conhecer pessoas e relaxar. Há leis internacionais regidas pela IMO, regulamentos a bordo e uma vasta tradição marítima que estabelece a diferença da vida a bordo com a em terra.
A bordo encontra-se uma hierarquia, similar a militar, com autoridades que devem ser respeitadas e obedecidas. Regulamentos governamentais e de bordo devem ser constantemente colocados em prática. Padrões de limpeza e higienização seguidos ao pé da letra, mais até do que religião.

O que mais afeta a privacidade de um tripulante são as inspeções de Cabine, checadas por representantes dos seguintes departamentos: House Keeping e Security, visando ao zelo das instalações. Trocando em miúdos, é de total responsabilidade do ocupante da cabine mantê-la sempre limpa. Dependendo do cargo, você terá uma camareira responsável pela limpeza. E fique esperto quanto a itens proibidos, como drogas. Há casos de cães farejadores circularem a bordo, quando o navio está em porto.

Não se trata de uma gestão militar, mas espere esbarrar ou conviver com um par de protocolos, palavrório, oficiais, patentes e “sim senhor” entre a tripulação. O capitão é a autoridade máxima a bordo, e assim sendo ele(a) pode retirar ou deter qualquer membro da tripulação em qualquer hipótese, sendo pertinente. Seus oficiais levam o trabalho muito à sério, o que é bom, zelando assim pela segurança a bordo – safety e security.

Motivos para te mandarem embora:

Assédio Sexual: Certamente em qualquer Cia fica proibido o envolvimento ou relações sexuais com hóspedes quando a bordo. Assédio sexual entre tripulante é comum e causa desligamento permanente do indivíduo com a Cia. Deve-se também ter cuidado ao dar um abraço ou beijo no rosto de alguém de outro país, no caso entre tripulantes, pois pode ser mal interpretado;

Drogas: As Cias americanas são as mais restritas quanto ao uso de drogas. Na menudo ocorre testes de antidopping a bordo;

Álcool: Válido também mais nas Cias americanas. Não que você não possa desfrutar ou tenha que controlar seus goles. O lance é não ficar bebum todo dia, mexer com a mulherada ao ponto de incomodá-las etc. Caso você seja pego, o Staff Capitan vai te dar um warning. Trocando em miúdos, fique atento, mas desfrute o Crew Bar ao máximo, porque é lá que o bicho pega todo santo dia.

Perder o horário de Embarque: não muito comum, mas pode acontecer. Conselho: antes de sair do navio, confira sempre o horário de embarque. O que pode acontecer é você pagar uma multa e levar um warning. E, dependendo do contratante, você pode ir para casa.

Brigas: Não tem nem conversa, você é mandado embora na hora.

Avaliações: Dependendo da Cia, você será avaliado pelo menos uma vez por contrato, nos seguintes quesitos: Hospitalidade, Ambição, Iniciativa, Aparência profissional, Comunicação, Responsabilidade, Eficiência, Trabalho em Equipe, Conhecimento na Área e Equipamentos, Atitudes com relação ao Meio Ambiente, Saúde, Security e Safety.

OBS: Não esqueça, as Cias levam muito a sério as broncas e críticas dos hóspedes. As mais exigentes, tipo cinco estrelas, não se importam em mandar um tripulante embora.

Postado por: Nadia
(extraído de: www.crewgoes.com)

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?