terça-feira, 27 de maio de 2008

Companhia de cruzeiro. Perfil de cada uma

Antes de mais de nada vou me apresentar. Sou Fabio Alonso, um dos colaboradores do blog. Assim como muitos e como você, também passei por todo o processo que foi explicado pela Nádia anteriormente de como você pode ingressar para trabalhar em um navio de cruzeiro.

Muitas pessoas nos procuram no Orkut perguntando se podem escolher a companhia para trabalhar. Digo de antemão que não. As companhias possuem um perfil e procuram funcionários que atendam a este perfil, sendo assim, as agências de recrutamento sabendo deste perfil encaixam os candidatos de acordo. Futuramente colocaremos algumas perguntas e respostas que as pessoas possuem.

Abaixo vou citar o perfil que algumas companhias de cruzeiro procuram para futuros tripulantes.







País: Espanha
Perfil dos candidatos: Jovens com idade entre 20 e 38 anos, com inglês fluente e de preferência com fluência de espanhol. Possuir experiência na área a qual se candidata é muito importante. A companhia também gosta de candidatos que possuem vontade de aprender.
Vagas mais procuradas pela companhia: Deptos. de Bar, Restaurante, Cozinha e Limpeza em Geral.
Tempo de contrato: de 07 a 08 meses, geralmente com início na Europa.
Salário: Pagos em dólares americanos.







País: Itália
Perfil dos candidatos: Jovens com idade entre 18 e 40 anos, com inglês intermediário obrigatoriamente. Apesar de ser uma companhia italiana, o idioma italiano não se torna obrigatório. Possuir experiência na área a qual se candidata é fundamental.
Vagas mais procuradas pela companhia: Deptos. de Bar, Restaurante, Cozinha, Limpeza em Geral e Recepção.
Tempo de contrato: 09 meses.
Salário: Apesar da companhia ser italiana, seus navios possuem registro das Bahamas, logo a moeda de pagamento é o Dólar Americano.







País: Itália
Perfil dos candidatos: Jovens com idade entre 18 e 35 anos, com inglês fluente. Candidatos com fluência em italiano tornam-se um diferencial para a companhia. A companhia tem preferência por candidatos com experiência anterior em hotéis de grande porte (4 ou 5 estrelas) ou grandes restaurantes e bares. Apesar de ser italiana, a companhia possui padrões americanos, já que faz parte da Carnival Corporation, uma companhia que reúne as maiores companhias de cruzeiros do mundo.
Vagas mais procuradas pela companhia: Deptos. de Bar, Restaurante, Cozinha, Limpeza em Geral.
Tempo de contrato: 08 meses, podendo ser extendido por mais 3 caso necessário.
Salário: Por ser italiana, e seus navios possuírem registro italiano, a moeda de pagamento é obrigatoriamente o Euro.

Obs.: Após a entrevista, se aprovado o candidato deve realizar um treinamento de 7 dias em Santos/SP, onde vai ser passado tuso sobre a companhia. Este treinamento possui no final 3 provas de caráter eliminatório, portanto, ser aprovado na entrevista não diz que você é futuro funcionário da companhia.







País: Estados Unidos
Perfil dos candidatos: Jovens entre os 21 e 35 anos, com inglês fluente e experiência mínima de 2 anos em hotéis ou restaurantes de grande porte, visto que a companhia possui um número de tripulantes reduzido igual ao de passageiros, dada a exclusividade que a companhia possui. Em média cada navio transporta de 250 a 400 passageiros. Quando a companhia vem ao Brasil, eles recrutam no mesmo instante candidatos para a Cunard Lines e P&O Austrália.
Vagas mais procuradas pela companhia: Bar, Restaurante, Cozinha, Vendas, Fotografo, Limpeza em Geral e Recreação com crianças.
Tempo de Contrato: 7 meses.
Salário: Dólares Americanos
Obs.: O recrutamento com a Princess é bem diferenciado das outras companhias, pois eles têm as seguintes etapas:
1) Entrevista com o representante na América Latina. Caso o candidato seja aprovado deverá fazer um Hiring Orientation.
2) Hiring Orientation – É um curso que a Princess com os tripulantes antes deles embarcarem. Este curso é de 3 dias por período integral.
3) Após a aprovação do Hiring Orietation você será direcionado para a entrevista com os representantes da Princess que vem dos USA







País: Estados Unidos
Perfil dos candidatos: Jovens com idade entre 21 e 35 anos, com inglês fluente e experiência razoável na função que se candidatam. Antes de serem embarcados para os navios oficiais, a companhia ministra um college de 30 dias aos novos tripulantes.
Vagas mais procuradas pela companhia: Deptos. de Bar, Restaurante, Cozinha, Limpeza em Geral e Recepção.
Tempo de contrato: 08 meses.
Salário: Dólares Americanos






País: Estados Unidos.
Perfil dos candidatos: Jovens com idade entre 21 e 30 anos, com inglês fluente e experiência de 3 anos na função que se candidatam. Por possuir somente 4 navios, o recrutamento com esta companhia é esporádico.
Vagas mais procuradas pela companhia: Deptos. de Bar, Restaurante, Cozinha, Limpeza em Geral.
Tempo de contrato: 06 meses.
Salário: Dólares Americanos







País: Estados Unidos.
Perfil dos candidatos: Jovens com idade entre 25 e 30 anos, e experiência na função, inglês fluente e habilidade em um idioma europeu (francês, alemão, italiano, entre outros).
Vagas mais procuradas pela companhia: Deptos. Restaurante e Limpeza em Geral. Algumas ocasiões a companhia abre vagas para o departamento de bar.
Tempo de contrato: 06 meses.
Salário: Dólares Americanos.

Em todas as companhias o tempo médio de descanso do tripulante em terra é de 2 meses, podendo ser alterado conforme a disponibilidade da companhia.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa noite, Sou Juliana,25 anos brasileira, moro em Portugal faz 5 anos... Sei trabalhar com os 3 tipos de serviços mais conhecidos (inglesa, fracensa, americana) experiencia em 2 dos melhores restaurante do algarve, conhecimentos em Inglês, espanhol e Italiano, noções de alemão. Gostaria de saber o que preciso fazer p me candidatar a uma vaga em um dos Návios
desde já, melhores cumprimentos
julylsantos@hotmail.com

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?