terça-feira, 18 de agosto de 2009

Panamá book e Seamans book. Existe diferença?

Muitos que estão embarcados ou que vão embarcar ficam na dúvida entre ter ou não o Seamans Book, e possuem dúvida de Seamans Book e Panama Book são a mesma coisa.

Na verdade Seamans Book e Panama Book são a mesma coisa. O Panama Book, nada mais é que o Seamans Book emitido pela Autoridade Marítima do Panamá (Panama Maritime Authority). Só muda o nome, mas a função é a mesma.

Para quem não sabe o Seamans Book funciona como uma identificação de tripulante, equivalente a um passaporte, mas no caso um passaporte marítimo. Nele ficam registrados as informações dos navios que um tripulante trabalhou, bem como o período que esteve a bordo e os países por onde ele passou, e os vistos de entrada nos países.

Este documento é muito importante por diversos motivos. A primeira começa no embarque no aeroporto, onde o check-in é desburocratizado. Ao apresentar o Seamans Book no balcão da companhia aérea, a companhia não solicita os inúmeros documentos de embarque para provar o motivo de sua viagem.

Outra grande vantagem está no fato de que com ele o tripulante fica isento de apresentar visto de entrada em alguns países como Rússia e Estônia, que exigem visto de entrada de brasileiros. No caso de se tentar um visto C1D para trabalhar a bordo de um navio nos EUA, o Seamans Book facilita o processo.

Ele ainda serve também no momento de se passar nos controles de imigração e entrada no país. Para os navios registrados no Panamá e Bahamas, o Seamans Book pode ser solicitado a bordo, mediante ao pagamento das taxas e recolhimento dos documentos exigidos. A taxa é de cerca de US$ 200 e fica pronto em 30 dias para o Seamans book panamenho e de 30 a 60 para emitidos pelas Bahamas.

Todos os países possuem seu modelo de Seamans Book, inclusive o Brasil, mas aqui a documentação e a burocracia atrapalham este processo, sem contar que o documento brasileiro não é muito bem visto no exterior, por não ter proteção contra falsificação.


Postado por Fabio Pereira

31 comentários:

Cris Castro disse...

Boa Noite, bem legal já postar a minha resposta...mas entao, tudo isso eu ja sabia mas ficava na dúvida por nao saber se era tudo verdade, até pq nos meses que estive embarcada na europa nunca usei o panama book nem quando desci em paises que precisavam de visto para brasileiros, o que fazia era preencher um formulario e pronto. Bom o engracado é que meu panama book foi emitido em Londres e nao aparece os registros dos paises que passei, mas se parar pra pensar, eu nao imagino o crew purser carimbando os books em todo dia de embarque, rsrsrsrsrs...
Mas gente vou dar um aviso, me cobraram 400 dolares pelo panama book e sao só 200...entao fiquem de olho!!! mas tb, se descontarem a mais, nada podem fazer...

Cris Castro disse...

Outra pergunta! Gostaria de saber se no Brasil ja existe algum tipo de sindicato para tripulantes, ja procurei no google e nao encontrei muita coisa, digo isso pq acho por experiencia propria o sistema de mao de obra brasileira um pouco arcaica, no meu primeiro embarque pela cia MSC crocciere eu tive muito azar, pq alem de todo mes descontarem cerca de 300 dolares do meu salario sem explicacao, no final do contrato, na hr de reaver essa grana, alem de nao receber, ainda fui descontada, o que fazer? reclamar e ir pra black list bem no ultimo dia? é complicado, ja vi muita gente querendo resolver no grito e nao conseguir mais embarcar!

eLi disse...

Uau...

Sem palavras...

Estou prestes a embarcar também no MSC...e agora?

Medo...

:-/





ah. Obrigado pelo post explicativo

Alastoru disse...

As informações estão incompletas e algumas estão erradas.
Existe uma diferença entre Seaman Book e Seaman Record Book.
Pesquise direito antes de dar informação errada.

Erik Azevedo disse...

Olá a todos,

Nunca tripulei um navio para passageiros como estes, e sim apenas Ferry.

Na borda alta tripulei alguns tipos de navios, e hoje estou na borda baixa.

No Brasil temos um emaranhado de sindicatos maritimos, porem nenhum deles ainda se interessou, ou conhece o ramo dos cruzeiros logo, estas aberraçoes trabalhistas continuam a ocorrer.

Mas temos vários sindicatos maritimos, e Federaçoes, e Confederaçoes.

Quanto ao tabajara seaman's book, é legal ler a opinião de vocês e saber que muitos brasileiros não tem a CIR (carteira de inscrição e registro), é assim que se chama o Seaman's Book do Bra$il.

E concordo as coisas aq sao arcaicas mesmos, graças a Marinha de Guerra que persiste em tentar "gerenciar" a marinha mercante.

Abraços a todos

www.blogmercante.com

somente leões disse...

boa noite amigos do mar, trabalho embarcado aqui no brasil, mas estou com problemas,, minha cir é classificada como MAC marinheiro auxiliar de conves, esse foi um curso que a marinha do brasil inventou para ferrar o maritimo, pois esse curso nao abrange para moço de conves, pra retirar a carteira de moço eu terei que participar de um concurso, se aprovado, terei que passar 3 meses dentro da sala de aula para concluir o curso, parece facil né? mais nao é, pois tenho esposa e filhos e tenho que trabalhar, nao da pra ficar parado por tres meses.
entao gostaria de saber como faço para ter a CIR PANAMENHA OU LIBERIANA seria possivel conseguir aki do brasil essas CIR?

Bruno348 disse...

Procurem coisa melhor pra trabalhar! Isso não é navio cruzeiro e sim negreiro. É uma senzala que explora a mão de obra burro-brasileira!

Breninho disse...

bom, me chamo breno derik.

confeço que estou mito ansioso para fazer uma entrevista da rosas dos ventos. eu sei que nao é um mar de rosas essa vida nos cruzeiros, mas dá dinheiro, pelo menos é o q me falam, eu tenho só 22anos, ja morei na bolivia com um namorado, fiquei so, e comi o pao q o diabo amassou é...

só to com os dois pés atras...alguem pode me dizer algo q me de + coragem???? abraço. brenoderik@ig.com.br (email e msn) aguardo o contato de alguem.

eduardo santos dias disse...

Olá pessoal boa noite , estou preste a fazer um curso de moço de convés aqui no rio por uma empresa chamada Brás panamá. Gostaria de saber se é seguro se pode cambar depois aqui pro Brasil, alguém pode me enformar. obrigado !

Ramos Ademir disse...

tudo bem eduardo?tabem vou fazer o curso na braspanama,manda um email para trocarmos informacoes.
schum1912@hotmail.com

Flávio disse...

Boa tarde amigos,to com algumas duvidas,eu tenho cir liberiano,na cir vem falando qual a função se é moço de convés ou de maquinas?

Flávio disse...

estou tentando cambara para pegar a cir brasileira mais só tenho a carteira liberiana sem os cursos exigidos pela marinha e nem certificado de marinheiro eu viajei pra korea e minha empresa que eu trabalhava me deu essa carteira liberiana pois era exigido para a viajem,mais nela não diz nada a respeito de moço de convés ou de maquina,alguém pode me ajudar pois quero trabalhar em rebocador aqui no rio de janeiro.

Pablo Lima disse...

Meu amigo,
Procure no Google "Braspanana"

barros.com disse...

bom dia,estou querendo fazer um curso para pegar a CIR PANAMENHA
GOSTARIA DE SABER PQ DIZEM QUE E UMA FRIA SENDO QUE QUEM VAI EMITIR E O CONSULADO DO PANAMA?

Marcelo Candido disse...

Boa noite pretendo um dia trabalhar em navio desta unidade esto fasendo curço pra trabalhar em barcado tirando minha cir panama em breve estarei trab com vcs ..

Marcelo Candido disse...

Boa noite pretendo um dia trabalhar em navio desta unidade esto fasendo curço pra trabalhar em barcado tirando minha cir panama em breve estarei trab com vcs ..

Vick pereira disse...

Sobre a braspanamá alguém sabe me tirar essa dúvida ? Alguns falam bem da empresa,outro mal.Gostaria de saber se tem alguém que fez o curso de moço de convés e conseguiu exercer a profissão.Eles emitem CIR panamenha,mas para cambar para CIR local dizem que tem que ter um tempo embarcado.

Claudenir cicero disse...

Na boa porque ninguém responde se o curso de moço de convés pela braspanamá é seguro?
Não vejo ninguém respondendo isso.
Por favor, se alguém já fez o curso e consegui trabalho aqui no brasil, me ajudem por favor...

Gustavo Agricola Moraes disse...

Sou Condutor de Máquinas com carteira brasileira e gostaria de saber qual a categoria q equivale a de Condutor de Máquinas na CIR panamenha.

Gustavo Agricola Moraes disse...

Sou Condutor de Máquinas com carteira brasileira e gostaria de saber qual a categoria q equivale a de Condutor de Máquinas na CIR panamenha.

vassosub disse...

Ola amigos, eu fiz o curso na braspanama tem 8 meses com minha cir e ate agora nao arrumei um embarque se quer, as empresas no Brasil so aceitam cir nacional. Em resposta ao amigo a cir panamenha e correta e a empresa braspanama embora esteja começando e eles sejam meio enrolados e boa e rapida pra tirar, se vc ta afim de ter e trabalhar no panama é uma boa mais se for tentar o endosso aqui no Brasil sai fora pq a Dpc nao ta fazendo se nao apresentar 2 meses de embarque no minimo, se vc ja tem a nacional e quer a panamenha e bem mais facil e barato ir direto no consulado panamenho aqui no brasil e pedir por la

vassosub disse...

Ola amigos, eu fiz o curso na braspanama tem 8 meses com minha cir e ate agora nao arrumei um embarque se quer, as empresas no Brasil so aceitam cir nacional. Em resposta ao amigo a cir panamenha e correta e a empresa braspanama embora esteja começando e eles sejam meio enrolados e boa e rapida pra tirar, se vc ta afim de ter e trabalhar no panama é uma boa mais se for tentar o endosso aqui no Brasil sai fora pq a Dpc nao ta fazendo se nao apresentar 2 meses de embarque no minimo, se vc ja tem a nacional e quer a panamenha e bem mais facil e barato ir direto no consulado panamenho aqui no brasil e pedir por la

Unknown disse...

Boa tarde
Caso faça o curso de MOC na braspanama, e depois queira endossar para a brasileira, eu tenho que fazer o estágio no Panamá ou posso fazer aqui no Brasil mesmo?
Se alguém poder tirar essa dúvida , obrigado.

barros.com disse...

Boa noite,o estágio pode ser aqui mesmo porém te que ser no mínimo 2 meses .

Pietro disse...

Essa Braspanama é segura mesmo? To querendo fazer o curso para CFAQ-I M porem estou com medo de não poder trabalhar no Brasil, dizem que tem que ter experiencia na area pelo menos por 2 meses, e como vou arrumar experiencia se as empresas não contrata quem tem o CIR do Panama? To vendo que é mais negocio tentar fazer ano que vem o concurso, até pq a grande do Braspanama dura 18 dias e a nacional são 6,5 meses.

Josy Cruz disse...

Boa tarde, meu marido quer fazer esse curso... Mas, estou com medo.. Estão dizendo que é furada...

Quem tiver informações por favor, entrem em contato pq ñ dar para pagar 10.000 reais e não ter segurança nenhuma, ainda mais nessa crise braba!

meu email é: emilaineliracruz@hotmail.com

Paulo Santana disse...

Eu acho que não é furada , porque se fosse furada a policia federal já teria fechada esta braspanamenha , agora para ter uma certeza se a DPC endossa após 02 meses de embarque o melhor ir pessoalmente e perguntar para capitão dosnportos ou um oficial

Paulo Santana disse...

Eu acho que não é furada , porque se fosse furada a policia federal já teria fechada esta braspanamenha , agora para ter uma certeza se a DPC endossa após 02 meses de embarque o melhor ir pessoalmente e perguntar para capitão dos portos ou um oficial no DPC

Paulo Santana disse...

Eu acho que não é furada , porque se fosse furada a policia federal já teria fechada esta braspanamenha , agora para ter uma certeza se a DPC endossa após 02 meses de embarque o melhor ir pessoalmente e perguntar para capitão dos portos ou um oficial no DPC

Paulo Santana disse...

Eu acho que não é furada , porque se fosse furada a policia federal já teria fechada esta braspanamenha , agora para ter uma certeza se a DPC endossa após 02 meses de embarque o melhor ir pessoalmente e perguntar para capitão dosnportos ou um oficial

Wellington Reis disse...

ola amigos eu sou morador de belo horizonte mg eu gostaria de fazer o currso de moso de maquinas na bras panamaa minha duvida e si e seguro E tambem eu sou soldador mig mag esmerilhador e seralheiro tem que ter curso tecnico para trabalhar embarcado

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?