terça-feira, 4 de agosto de 2009

malas, as perguntas.



Malas - o que levar?!



Já existem varios tópicos sobre malas aqui no blog, mas como ando arrumando as minhas (faltam só 19 dias pro meu re-embarque!), andei pensando nas perguntas e duvidas que tinha no 1o embarque, que talvez sejam comuns à muitos... aí vão!



* mala: rodinha, de dobrar, dura, grande, pequena..!?
depende do navio. pro magica, como eu ja o conheco, vou levar uma grande, dura, de rodinha. e uma só... mas tem navios que sao muito menores, como as cabines do mediterranea, e dos navios mais antigos. Para esses é sempre bom levar as malas dobraveis, moles, e que vc poderá encaixar em qqer cantinho da cabine. Isso pra nao ficar aquela mala no meio do caminho...então fica assim: se vc nao tiver certeza (pergunte à quem ja foi!) de que ha espaco na cabine, embaixo da cama, ou em algum outro lugar pra levar aquela mala grande com rodinhas, leve as dobraveis. é mais seguro...


(mas confesso que no primeiro embarque, como nao sabia, fui com as dobraveis...e que peso eu carregava pelos aeroportos...e qual a minha decepção quando cheguei no navio e lá tinha um espaço embaixo da cama..)



* roupas: devo levar traje de gala?
Traje de gala SÓ para animação. ou musicos, bailarinos. esses sim precisam conferir com a agencia os trajes especiais que devem ser levados... já para os outros, levem só poucas roupas de sair, para as festas da tripulação ou algum overnight (que é quando o navio "dorme" no porto e muita gente aproveita para sair à noite...)



* roupas: quantas? quais?
leve POUCA roupa...de verdade. voce estará 90% do seu tempo em seu uniforme... leve algumas peças para ginastica, se apostar na academia. leve peças de acordo com o clima da regiao pra onde estiver indo. um ou dois casacos já sao o suficiente, o mesmo para as calcas jeans. varie nas blusinhas, um vestido e um short. pros meninos, camiseta e bermuda. pode-se levar roupa de banho (para no verao ir à praia, ou à jacuzzi no navio) e otimize suas roupas: leve peças que combinem entre si, que podem ser lavadas na maquina de lavar, faceis de usar.



* mala de mão: nunca é demais lembrar
é verdade! vi muito tripulante desiludido pq a cia aerea perdeu a mala e só a veria no proximo cruzeiro, ou seja, dali 7, 11 dias. entao vale a pena colocar algumas peças de roupa na mala de mão, pra sua propria segurança.



*uniforme: levar ou nao levar?
é sempre importante conversar com quem ja embarcou na mesma cia ou funcao na qual voce irá (isso pode ser feito facilmente em comunidades do orkut, por ex.) pra ver qual é a politica da CIA com relação à uniformes... existem cias que dão o uniforme (por ex a COSTA), sem nenhum custo e no final do contrato voce deverá devolve-los. Outras cias descontam do salario do tripulante algumas peças, outras permitem que se levem algumas peças basicas como tênis ou camisa branca. para nao levar peso extra, vale a pena procurar saber o que é importante e essencial pra sua funcao e CIA.
(existem alguns topicos aqui mesmo no blog, explicando o uniforme, o que levar, procure pelos arquivos. eu mesma fiz um sobre a Costa com diversas funções...)



* sapatos: salto? chinelo?
leve sapatos praticos e confortáveis! por mais que voce vá usa-los lá fora, quando descer nos portos ou até mesmo dentro do navio em suas horas de folga, seu pé estará cansado pelos sapatos de trabalho e voce irá querer mesmo é relaxar. os sapatos para trabalho devem ser, como os uniformes, "investigados", pois variam de acordo com a cia. tem cia que deixa levar, outras que nao confiam no solado antiderrapante e nao pagam seu tratamento se vc nao estiver usando o sapato deles, caso aconteca algo...ou seja, custo beneficio...analise!


no mais, leve um ou dois pares de chinelo, pras meninas no max. um sapato de salto/sandália e pros meninos um social pra noite. e só! nao exagerem...



* produtos de higiene, limpeza, etc...
eu aconselho à levar os produtos de higiene suficientes para as primeiras 2 semanas... isso pq nesses dias voce estará tentando se acostumar com a vida a bordo, serao diversos treinamentos e voce nem sempre encontra tempo pra descer à terra e comprar esses produtos...um shampoo, condicionador, sabonete, escova de dente, pasta, talco, gel de cabelo, isso tudo vale a pena levar pra começar...depois voce encontrará o lugar aonde todos compram esse tipo de produto e tambem vai poder se abastecer...



quanto aos produtos de limpeza, algumas cabines ja possuem pois qdo os tripulantes desembarcam nunca levam esses materiais, sempre os deixam...ou se nao, pode-se comprar fora tambem...



*presentes, lembranças do brasil
todo mundo adora uma lembrancinha! vale a pena levar algo para os amigos que voce fará la dentro, os que mais te ajudarem... sao muito bem vistos: chinelos havaianas, camisetas do brasil, artesanatos. tudo pequeno e leve!!

* itens indispensáveis!

alguns itens realmente nao dá pra deixar de fora da mala, como: despertador, relógio de pulso, cabide de 1,99 pra pendurar roupa intima, livros, fotos, imãs, endereços e telefones dos amigos, maquina fotografica, cds virgens para gravar fotos/musicas ou pen drive, cópia dos documentos de embarque, kit de costura para emergências. (se quiser, pode-se levar laptop e celular)

façam sempre um check list da mala, assim fica dificil exagerar ou esquecer de algo...aqui vai um link para imprimir seu check list:
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/atigos_viagem.html


espero ter ajudado! se ainda ficarem duvidas, escrevam para o vidadetripulante@gmail.com, eu e o Fábio estamos sempre à postos para responder!



boa sorte!!
Postado por: Nadia

6 comentários:

Rose Leal disse...

Esse tópico sobre o que levar me ajudou muito. Obrigada Nádia. Meu primeiro embarque será dia 15 de outubro e seu blog é perfeito.Parabéns!

Mary disse...

Obrigada Nádia!
Eu sempre leio o seu blog, suas dicas me ajudarão mto, pois dentro de 2 semanas estarei partindo tbm!!
Vou pro Enchantment of the seas, espero gostar dessa nova experiência! bye!

Eu disse...

Olá, gostaria de saber se pode levar secador e prancha de cabelo. Obrigada

kellany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kellany disse...

Oii pesssoal,eu tenho 17 anos e irei começar a fazer o curso para embarque,sou de santos.Em que lugar vcs fizeram? Ja escutei muito sobre : Fatto Brazil e Infinity Brazzil.Alguém me aconselha alguma? Como é a vida de vcs? beijooos Nadio seu blog eh shoow!

Nino disse...

Bela ajuda! Valeu! =)

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?