sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os cargos menos "conhecidos"

Pessoal, há tempos eu vinha prometendo (e tambem à mim mesma!) um tópico sobre aquelas funções menos conhecidas, como fotógrafos, lojas, animação. Essas funções são muitas vezes terceirizadas lá dentro dos navios e possuem uma seleção específica, também. A rotina, as funções e o salário tambem podem variar daqueles tripulantes que são considerados "crew". Novamente, na maioria das CIAs quem trabalha nestas funções menos conhecidas são chamados "staff", ou seja, possuem algumas regalias como refeitório separado, cabines com cleaners (alguém que limpe), etc. Mas, muitas vezes os salários dos "crews", categoria mais "popular", em funções como garçom, camareira, etc., acaba sendo mais alto, se acrescido às gorjetas.

Lendo a Comunidade "Vai Embarcar??? Tem Certeza???" da Pri Cassou, (vale a pena conferir! http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1895575) encontrei tópicos bem esclarecedores sobre essas funções consideradas "Staff". Aí vai:

* FOTÓGRAFO:
- JOB DESCRIPTION:
Um equipe de fotografia e filmagem estará registrando todos os momentos importantes dos passageiros, desde o embarque, festas, excursões e demais eventos a bordo.É da função do fotógrafo:- ajudar na montagem e desmontagem de backgrounds e equipamentos de iluminação para fotos de estúdio, embarcação e etc.;- tirar fotos de excelente qualidade em qualquer ambiente para os quais são requisitados;- editar fotos quando for requisitado (para isso deve conhecer um básico de photoshop);- fantasiar-se (de pirata ou algum bicho relacionado com o roteiro) para tirar fotos com passageiros, qd for requisitado;- trocar as fotos de display (expositor) diariamente;- colocar fotos em molduras (frames) e/ou chaveiros qd requisitado;- sair em excursão para fotografar os passageiros, qd requisitado;- vender fotos na loja de fotos do navio;- manter os locais de trabalho limpos e organizados;- seguir as normas de segurança do navio e fazer parte dos treinamentos obrigatórios;- dar assistência gratuita aos passageiros com dúvidas sobre suas cameras e equipamentos de filmagem;- atender sempre com educação, sorrindo, e respondendo a todas as perguntas dos passageiros;- etc.

Rotina:
DIA DE EMBARQUE: Backgrounds são montados no terminal portuário. O máximo de pax deve ser fotografado. Fotos verticais e horizontais, pois depois serão colocadas em montagens com imagens do navio,

TREINAMENTO DE EMERGÊNCIA, EXCURSÕES , NOITE DE GALA, LOJA DE FOTOS, CASAMENTOS, DIA DE DESEMBARQUE.

Salário: Onde eu trabalhei (Pri Cassou) o salário era de 23 euros por dia, totalizando 880 euros por mes. Com direito a bonus se vendêssemos mais do que o esperado, mas isso dava uns 30 a 50 euros na semana. Na alta temporada até dava pra atingir o bunus, mas na baixa não... Além do mais, a gente tinha que levar a NOSSA própria camera. Caso contrário eles compraria pra vc uma camera e descontariam do teu salário.
Segundo o site da StaffWork, (www.staffwork.com.br):
Fotógrafo: O fotógrafo é responsável por tirar e vender fotos para os passageiros. Devem possuir um curso de graduação ou especialização na área. Também é responsável pela venda de equipamentos. O salário é em torno de U$1.200,00, mas a maioria do salário é por meio de comissões.

(vale lembrar que todas as características podem variar de acordo com a CIA, salarios, turnos, funções, etc.)

* GIFT SHOP (Lojas de Bordo):
- CABINES e REFEITÓRIO
Por fazerem parte do quadro de STAFFs, os atendentes de loja tem cabines "melhores". Dividem suas cabines com apenas uma pessoas e pode até ter "janelinha". Banheiro dentro da cabine.Quanto ao refeitório, podem comer no STAFF MESS nos horários designados para as refeições

- ROTINA
DIA DE EMBARQUE: Geralmente é o dia onde a maioria das mercadorias chegam. Neste caso, o(a) manager será responsável por assinar os papéis e alguém será designado para ajudar a levar as caixas até a loja (ou estoque). Para isso são disponibilizados "trollers" (carrinhos), mas as vezes é necessário levantar essas caixas que podem ser pesadas.TREINAMENTO DE EMERGÊNCIA: Algumas horas depois do embarque haverá o treinamento de emergência onde os staffs estarão pelos corredores, em suas respectivas posições, informando aonde os passageiros devem se dirigir.NOITE DE GALA: Geralmente, durante a entrada e saída do teatro/restaurantes as lojas ficarão fechadas para não tumultuar a entrada no teatro e até para "forçar" os passageiros a irem para o tão esperado "cocketel com o comandante". No entanto, isso vai variar de acordo com o navio.TODOS OS DIAS/NOITES: Cada dia é um display (apresentação, decoração) diferente. Durante o dia (manhã ou tarde) as mudanças devem ser feitas. Por lei, quase no mundo todo, LOJAS e CASSINOS devem permanecer fechados enquanto atracado e até 12milhas de distância do porto. Sendo assim, estes serviços só abrirão aprox. 30min depois de sair do porto. O horário de fechamento varia, mas geralmente é até as 00h00 ou 1h00. Dias de navegação as lojas abrem tb durante o dia. Bazares podem ser realizados durante o cruzeiro em outros locais do navio e o staff pode ter que ocupar algum horário livre pra distribuir panfletos com promoções da loja.
** Breves contagem e reportes serão feitos após o fechamento das lojas todas as noites.
DIA DO DESEMBARQUE: Após o fechamento da loja na última noite, uma contagem mais minuciosa deve ser feita para conferência de material e prestação de contas com a adm. do navio.
** A gerencia da loja pode ser convocada em determinados portos para declaração de mercadorias. Por isso a contagem deve estar sempre em dia.
UNIFORMES
- Para os homens: calça social preta, sapatos pretos (bem confortáveis), camisa branca, paletó e gravata (ambos com a logo da companhia e/ou padronizadas, podem ser compradas a bordo ou serão emprestados durante o contrato).- Para as mulheres: como geralmente só trabalham a noite, o uniforme é composto por saia preta (altura próxima ao joelho), camisa branca, meia-calça preta (pode ser cor-da-pele durante o dia), sapatos sem salto ou com salto baixo, mas extremamente confortáveis, paletó e lenço (ambos com a logo da companhia e/ou padronizadas, podem ser compradas a bordo ou serão emprestados durante o contrato). Acoselho que leve um vestido longo para as noites de gala. Nem sempre é necessário, mas seria melhor do que ter que comprar lá.

** Uniformes variam de Cia para Cia. Isso é apenas uma "generalização".

CARGA HORÁRIA e TIME OFF
Depende muito:- do roteiro (se chagam e/ou saem cedo do porto, etc),- das leis do porto em questão (se é permitido ou não abrir a loja nas proximidades do porto),- do(a) chefe (pois é ele(a) quem vai fazer sua escala),- entre outros fatores.** Na Croácia, por exemplo, não é permitido abrir a loja mais de uma vez enquanto o navio estiver em mares da Croácia. Sendo assim, se o navio fosse para dois destinos na Croácia dois dias seguidos, teria que abrir a loja em um dia só, longe do porto. Só depois que o navio saísse das águas da Croácia é que poderia abrir novamente as lojas.Ex.: O navio faz o roteiro (fictício):- ZADAR (Croácia)- SPLIT (Croácia)- VENEZA (Italia)- DUBROVNIK (Croácia)- ROVINJ (Croácia)...O navio só poderia abrir UMA vez (ou depois de sair de ZADAR ou depois de sair de SPLIT), depois abriria novamente depois de sair de VENEZA e teria que escolher se abriria a loja em DUBROVNIK ou ROVINJ. Em 5 dias só abririam 3 vezes a loja (e longe do porto!!).
Segundo o site da Staff Work :
Vendas: Os interessados nesta área trabalharam na loja do navio. São responsáveis por vender sempre mais. Devem ter experiências com vendas de jóias, perfumes ou em dutty free. O salário é em torno de U$1.200,00.

(vale lembrar que todas as características podem variar de acordo com a CIA, salarios, turnos, funções, etc.)

* ANIMAÇÃO (Adult/Children Animator)
- UNIFORMES
Como a maioria das funções, há uniformes pra noite e pro dia.DIA - Geralmente o uniforme é uma bermuda e uma camiseta com a logo da companhia, escrito ANIMADORES atrás, ou STAFF... Deve ser comprado a bordo, ou a cia vai emprestar e deve ser devolvido no dia do desembarque. Tenis sempre!!NOITE - Uma roupa mais formal que pode até ser até terno e gravata para os homens e terninho com saia para mulheres. Meia-calça, gravatas... É sempre bom levar de casa!! Alguns acessórios com a logo da cia devem ser emprestado pra vcs usarem durante o contrato. Levem sapatos confortáveis inteiro preto!! Bom solado e sem nenhum detalhe de cor.** Para a noite de gala é necessário usar traje esporte fino: terno e gravata para os meninos e vestido longo para as meninas!! (um só é suficiente, já que só uma noite de gala por cruzeiro...) Muito glamour!! rsrs

ROTINA
DIA DE EMBARQUE: Alguns animadores estarão no terminal portuário recebendo os passageiros e ajudando a explicar os procedimentos de embarque. Outros estarão no caminho até o navio ou já a bordo recepcionando os novos passageiros e indicando os caminhos.TREINAMENTO DE EMERGÊNCIA: Algumas horas depois do embarque haverá o treinamento de emergência onde os animadores estarão pelos corredores, em suas respectivas posições, informando aonde os passageiros devem se dirigir.PALESTRA INFORMATIVA: Após o treinamento, uma palestra esclarecerá tudo sobre a vida a bordo e excursões. Os animadores ficam na porta recepcionando os passageiros e outros estarão na piscina interagindo com os passageiros numa "festa de boas vindas".EXCURSÕES: Por escala de trabalho, alguns animadores terão que estar nos pontos de encontro das excursões e estarão pelo navio indicando aos passageiros como chegar nos ônibus.NOITE DE GALA: Todos estarão vestidos apropriadamente e organizarão as filas para tirar fotos e entrar no teatro para o brinde com o comandante. Muitas vezes toda a equipe de animadores é apresentada aí. Após os dois turnos de show geralmente há a festa que escolhe a "rainha do navio" ou algo assim. São os animadores que comandam estas festas do início ao fim.DESEMBARQUE: Na noite anterior é feita uma apresentação especial no teatro, na qual os animadores fazem parte tb, levando bandeiras, fazendo coreografias simples...EM DIAS NORMAIS: Atividades na piscina como danças, brincadeiras dentro e fora da água... Se estiver chovendo as atividades podem ser realizadas em algum salão do navio.EM NOITES NORMAIS: Festas tematizadas (como festas a fantasia), noite de quiz (brincadeiras de homens contra mulheres, dança da cadeira... vai da criatividade e do público em questão!). Sempre fazem alguma atividade no intervalo entre os turnos de janta e logo depois do segundo turno de teatro terminar.

CURIOSIDADES
- Passageiros do norte europeu gostam mais de atividades como quiz (perguntas mais formuladas sobre cinema e música), bailes à moda antiga, musicais.- Passageiros espanhois gostam de brincadeiras de perguntas mas sobre coisas do dia a dia.

JOB DESCRIPTION
Os animadores podem ser dividos por faixas etárias. Isso é comum em navios grandes onde a variedade de passageiros é maior.Animadores pra crianças: tem horários específicos, desde o horário do café-da-manhã até acabarem o segundo turno de janta. Ficam o dia todo com as crianças e as acompanham em refeições, por isso, não participam das atividades que os animadores de adolescentes e adultos participam.Animadores de adolescentes: horários mais variados; fazem atividades ligadas á interação dos jovens; brincadeiras com músicas, aulas de circo, jogos, piscina... tudo para entreter a galera de todas as idades. A noite, enquanto os jovens estão no teatro ou jantando, os animadores acabam fazendo atividades gerais com outros animadores. Em algumas cias eles são requisitados pra organizar a saída dos passageiros para as excursões (levam os passageiros dos seus pontos de encontro até o ônibus, ou apenas indicam o caminho).Animadores de adultos: brincadeiras na piscina como danças, jogos de adivinhação, quiz; algumas vezes dançam com os passageiros nos bailes; apresentam atividades a noite como festas tematizadas. Em algumas cias eles são requisitados pra organizar a saída dos passageiros para as excursões (levam os passageiros dos seus pontos de encontro até o ônibus, ou apenas indicam o caminho).
** Basicamente, são as pessoas que mais terão contato com os passageiros. É preciso ter muita paciência e criatividade.

CABINES e REFEITÓRIO
Por fazerem parte do quadro de STAFFs, os animadores tem cabines "melhores". Dividem suas cabines com apenas uma pessoas e pode até ter "janelinha". Todas tem banheiro na cabine.Quanto ao refeitório, podem comer no STAFF MESS ou, dependendo da companhia e dos horários da sua escala, podem comer no buffet panorâmico, junto com os passageiros, SOMENTE MEIA HORA ANTES DE FECHAR o buffet e desde que estejam uniformizados e com name tag (o nome).

CARGA HORÁRIA e TIME OFF
Depende muito:- do roteiro (se chagam cedo ao porto ou mais tarde, se é tender port ou porto de atracamento, etc),- do número de passageiros a bordo (se o navio está cheio ou não),- da nacionalidade dos passageiros (brasileiros geralmente ficam a bordo enquanto os demais saem de excursão),- do chefe (pois é ele quem vai fazer sua escala),- entre outros fatores.
Segundo o site da Staff Work:
Recreação: O recreador é responsável pelo entretenimento dos navios. Os interessados nesta área devem ser graduados na área de pedagogia ou Educação Física. O salário é em torno de U$1.600,00.

(vale lembrar que todas as características podem variar de acordo com a CIA, salarios, turnos, funções, etc.)

mais uma vez meus agradecimentos à Pri Cassou, a comunidade dela também tem o mesmo intuito deste blog, esclarecer. Vale a pena conferir em http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1895575

Postado por: Nadia
Obs. de acordo com arquivos antigos do blog:
* Staff: são tripulantes de funções burocráticas, segurança, recepção, recreação, músicos, bailarinos.
* Officers: são os oficiais, como engenheiros, chefes de departamento, até o comandante.
* Crew: tripulantes em geral, funções como limpeza, cozinha, serviços, ganham gorjetas.

2 comentários:

Cleber Amorim disse...

meow vcs são phoda
o site é ótimo e é td explicadinho com ".........." reticências uahauhauha é isso aê galera informação nunca é demais pra gente ja chegar no navio sabendo como funciona e não funciona sem criar falsas expectativas, e o melhor mostrar q o Brasil não tem pra ninguem ahuahuhaua \o/
muita muitaaaaa bOa soRtE a todos q vão embarcar q ja estão e vamos cada vez mais mostrar pras empresas que somos o melhores e q devemos sempre fzer parte da List deles de contratação independente da função pq nos damos bem em tds]
... ;)
abraço a todos
Cleber Amorim
(urbannussleh@hotmail.com)

Pri CASSOU disse...

Muito bom este post, hem? hehehe Brincadeiras a parte, acho que devemos fechar uma parceria, o que vc acha?? rsrs Trocaremos nossas "figurinhas" e tentaremos levantar o máximo de informações pra compartilhar.

Aí eu posto no orkut e vc aqui. O que me diz?? Pensa nisso... rsrs

E SUCESSO PRA TI!! Adorei teu blog!!! beijoooooooooo

PRI CASSOU

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?