sexta-feira, 17 de julho de 2009

Notícias do mundo dos Cruzeiros


Queen Elizabeth 2 pode ser aberto como hotel flutuante em porto fora de Dubai
Da Associated Press

DUBAI - Com o caixa apertado, a Nakheel, empresa de Dubai proprietária do Queen Elizabeth 2, está considerando abrir o navio como um hotel flutuante no Oriente Médio ou na África, em vez de no Golfo Pérsico. A companhia diz que outros portos mostraram interesse em receber o transatlântico e que está avaliando essas opções, antes de seguir em frente com a reforma.
A empresa tinha planejado originalmente transformar o britânico QE2 em um hotel de luxo ancorado em Palm Jumeirah, um dos arquipélagos artificiais em forma de palmeira no litoral de Dubai, que também pertence a Nakheel. Desde que chegou a Dubai, em novembro de 2008, com grande estardalhaço, a embarcação está no Porto Rashid, no centro da cidade.

"Além de outras locações em Dubai, outros portos no Oriente Médio e na África também manifestaram interesse em hospedar esse impressionante ícone marítimo", diz a companhia.

A Nakheel não nomeou que portos seriam esses nem explicou as razões da mudança. O jornal sul-africano "Business Day", citando o escritório de turismo do país, disse que a empresa poderia ancorar o navio na Cidade do Cabo.

A companhia, uma das duas maiores no ramo do mercado imobiliário em Dubai, está com problemas financeiros por causa da crise global. Em março de 2009, começaram as especulações de que a empresa não teria dinheiro para renovar o QE2, um dos navios de cruzeiro mais conhecidos em todo o mundo. Na época, a empresa disse que tinha encomendado uma pesquisa sobre o transatlântico e reafirmou seu compromisso em reformá-lo.

A Nakheel foi forçada a rever outros planos ambiciosos nos últimos meses, como um hotel em parceria com Donald Trump e um arranha-céu desenhado para ser o mais alto do mundo. A companhia pegou US$ 10 bilhões em fundos do governo e está renegociando agressivamente os contratos existentes com os fornecedores. No final de 2008, a empresa anunciou que estava cortando 500 empregos, ou 15% do total. A imprensa local diz que as demissões continuam nas últimas semanas. A Nakheel não confirma, e diz apenas que está ajustando seus planos de negócios para melhor atender a demanda atual.

O Queen Elizabeth 2 foi inaugurado em 1967 e fez mais de 800 viagens transatlânticas. Em 2007, foi vendido pela antiga proprietária, a Cunard, para a Nakheel, pelo equivalente hoje a US$ 100 milhões.


Extraído de: http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2009/07/14/queen-elizabeth-2-pode-ser-aberto-como-hotel-flutuante-em-porto-fora-de-dubai-756809945.asp


Postado por: Nadia

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?