segunda-feira, 22 de junho de 2009

a nossa cabine...


Em pesquisas, comunidades de orkut e sites, vejo que uma das principais duvidas é em relação à acomodação dos tripulantes de navio, as cabines.

Vale lembrar que cada CIA e principalmente cada navio possui instalações e oferecem equipamentos/serviços diferentes. Geralmente, quanto mais novos os navios, melhores e mais pensadas, mais modernas são as instalações dos tripulantes. Isso pq os problemas apontados nos navios mais antigos, são teoricamente resolvidos nos novos navios que se constroem. Por exemplo, ha navios mais antigos na costa, Costa Classica, onde ha um banheiro coletivo para várias cabines, vários tripulantes, no corredor. Já nos navios mais novos, como o Costa Magica, divide-se um banheiro à cada duas cabines, no máximo. Isso tambem acontece com escrivaninha, armários, espaços e eletrônicos (tv, dvd).

Vale procurar entre pessoas que estejam ou já embarcaram no navio para o qual vc irá como são as cabines e qual a infra-estrutura que elas ofereçem ao tripulante.

Vou colocar aqui minhas impressões das cabines do Costa Magica, para exemplificar...

- As cabines:
As cabines para tripulação eram, na sua maioria, nos decks 0, A e B, ou seja, nos três primeiros decks. Os tripulantes eram agrupados por seu departamento, restaurante com restaurante, cozinha com cozinha, bar com bar. As posições de STAFF (animação, lojas, recepção) possuiam cabines para 2 tripulantes e tambem individuais. Geralmente são individuais as cabines dos cargos altos e seus assistentes, como Assist . Houskeeping Manager, Assist. Bar Manager.

- Para os CREWs
Para quem não era STAFF, ou seja, era crew, eram colocados em cabines para duas pessoas, dividindo 1 banheiro entre as cabines. Funcionava assim, em cada cabine há uma porta que dá para o banheiro e este fica no meio das cabines (como um sanduiche!).

Todas as cabines possuiam:
escrivaninha com 4 gavetas e uma cadeira, televisao, dvd, dois armarios, duas gavetas abaixo da cama beliche, duas camas (beliche), um banheiro com chuveiro, lavabo, sanitario. Nas cabines que dividem banheiro, ha uma pia em cada cabine, separado do banheiro.

Como disse, ha cabines que nao dividem banheiro, e tambem várias disposições dos itens.

- A TV
Os canais da tv geralmente sao, na Europa, alguns italianos, outros franceses, alemães, espanhóis, fora a TV Costa, canais de noticia como o BBC World News e a EuroNews. No Brasil, a tv pega todos os canais basicos, da tv aberta (globo, sbt, record, band, mtv)

- Mural / paredes:
É legal levar fotos e irmãs, pois as paredes permitem que se coloquem fotos e façam um pequeno "mural" de cada um...além disso, à frente da escrivaninha há um mural de cortiça, se quiserem levar ´percevejos´...

- Janelas:
não haviam janelas nas cabines da tripulação...

- DVD:
O dvd funcionava tambem como aparelho de cd, entao qqer cd ou dvd que goste e queira levar é bem vindo, as vezes os canais que falam linguas que vc nao entende enchem o saco...sem contar na travessia europa-brasil quando os canais nao pegam e ficam passando o mesmo filme o dia todo...

- roupa de cama:
a roupa de cama é trocada semanalmente, é só levar a roupa usada e pegar a limpa. tem gente que gosta de levar o proprio travesseiro, lencóis, outros que dizem que nao confiam na lavagem dos mesmos la dentro e lavam eles mesmos na lavanderia. é tudo uma questao de opção (e espaço na mala), eles fornecem tudo, toalhas, papel higienico, roupa de cama e cobertor.

- limpeza das cabines:
a limpeza é feita pelo proprio ´habitante´. pode-se pagar (por fora) e alguem fara a limpeza para você (a famosa mafia...) e os tripulantes que sao STAFF tem as cabines limpas e os uniformes trocados todos os dias pelos cleaners responsaveis.

- uniforme:
voce é responsavel pela limpeza e troca dos mesmos, deve levar no dia programado do seu setor à lavanderia e trocar pelo limpo. retirar no proximo dia do seu setor (ex. 2, 4 a 6a = restaurante)

- armário:
achei o armário com espaço maior do que o suficiente. Geralmente ha cabides, mas se nao encontrar pode-se pegar pelos corredores ou na lavanderia. Ha um espaco grande para pendurar roupas, uma prateleira acima, uma abaixo e duas gavetas.

bem, espero ter ajudado à clarear as idéias.
se alguem tiver alguma informação complementar, até mesmo diferenças de outras CIAS, é mais do que bem vindo à comentar e eu acrescento à esse tópico.
boa sorte à todos!

postado por: Nadia

2 comentários:

Pedro Vasconcelos disse...

Olá, meu nome é Pedro, tenho 22 anos, tenho inglês fluente, e muita vontade de trabalhar com cruzeiros para poder juntar um dinheiro, eu já mandei dois CV, um para o site do Costa e um para a recrutadora Infinity, queria saber se tem alguma dica, ou alguma maneira de acelerar a recrutacao, pois tenho muita vontade de trabalhar e acredito ter os requisitos necessários.. obrigado ahh, meu whats é 51-8043+0383

Unknown disse...

Seria interessante você se inscrever no site de alguma agência brasileira. Em Fortaleza existe a RDV que é muito boa! Boa sorte!

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?