domingo, 31 de maio de 2009

vida de tripulante


Revendo alguns antigos textos, tentando encontrar ideias pra postar aqui no blog me peguei pensando em como algumas coisas nas quais pensava ou me preocupava antes de embarcar mudaram na minha visao, la de dentro...me refiro a vida de tripulante...

(a bordo do Costa Magica...)

* os amigos: eh claro que a primeira vista, voce se identificara com os seus 'paisanos' , ou sejam, aqueles que sao do mesmo pais que o seu...seus amigos acabam sendo em sua maior parte os brasileiros...mas sabe que conheci indianos, filipinos, domenicanos e ate indonesios com os quais me identifiquei bastante?! O legal eh justamente isso, terao alguns insuportaveis mas alguns, do outro lado do mundo, vao acabar te trazendo otimas lembrancas...

* as festas: quase toda semana! eu preferia descansar no meu periodo de folga, mas as festas eram ate animadas e sempre estavam cheias de gente... fora o crew bar... pra quem gosta, da pra aproveitar!

* a academia: eu acabei me tornando fa da academia la do magica! era pequena mas tinha tudo o que vc precisava, fora que era uma horinha em que eu me esquecia dos problemas e do mundo, aberta 24hs, dava pra ir depois do midnight buffet, la pelas 2, 3 da manha...

* a lavanderia: disputadissima! mas vc acaba descobrindo os horarios e dias em que da pra lavar suas roupas mais tranquilamente... eh super pratico...

* descer nos portos: outra coisa na qual vc acaba se adaptando e pegando o jeito... nao se preocupe se nao conseguir descer no comeco, normal...depois vc acaba percebendo a flexibilidade dos seus horarios e tudo fica mais facil... nem que fosse uma horinha, eu descia soh pra pisar em terra firme..

* cabine: tambem outra coisa ' adaptavel'.. eu dei a sorte de ter otimas roomates e passar a maior parte do tempo em uma cabine e banheiro sozinha...mas sempre tinha gente mudando de cabine, era soh ter disponibilidade e o chief crew steward nao complicava nao...

* as broncas: de comeco eu via os italianos brigando, gritando, depois eu comecei a perceber que era a mesma coisa...perai...entao era o jeito deles mesmo! uma hora tao te dando bronca, na outra ja sao seus amigos...e o pessoal que trabalha ha muito tempo no navio acaba ficando meio louco mesmo! (ou muito louco...)

* o trabalho: o primeiro dia eh realmente uma loucura! voce nao sabe aonde esta nada, todo mundo muito ocupado pra te ajudar....mas logo voce aprende todos os esquemas e aih serah a sua vez de ajudar quem estive comecando...

* o ingles: a lingua do navio eh uma lingua propria! aguardem um mini dicionario (da Costa) que vou postar aqui...nao se preocupem, os gestos sao universais! eh claro que uma boa fluencia na lingua ajuda na convivencia, mas o ingles pra todo mundo la eh a segunda lingua, ou seja, nao tenha medo de nao falar como um nativo dos eua ou inglaterra...

enfim, hoje vejo que o comeco foi bem dificil...mas passado a fase de adaptacao, de descobrir e de errar, voce fica sim mais confiante,acaba aproveitando mais e consegue ver o lado bom dessa vida...

(e quanta falta me faz acordar e andar pelo 4o deck, vendo o mar ou entao o lugar novo em que estavamos...!)

postado por: Nadia
ps. a foto eh do meu aniversario, ateh bolo cor de rosa eu ganhei!

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?