quinta-feira, 17 de julho de 2008

Dúvidas e Respostas


De acordo com as perguntas feitas pela Anna, aqui estão as respostas que pensei em compartilhar com vocês, caso alguém tambem tenha as mesmas..


  • Quem tem pouca experiência nessa área tem chances de ser contratado? Por que eu só trabalhei em pequenos restaurantes e lanchonetes;
Pelo que vi quem tem pouca experiencia é colocada em cargos mais " baixos", mais operacionais...por exemplo, na cozinha..se vc ja tiver uma boa experiencia, muitos anos, já tiver sido chef, te colocam como 1o cozinheiro..se vc tem pouca idade/experiencia, te colocam como 3o..aí cabe à vc ir subindo..
  • Como é o relacionamento com os colegas de cabine? Sei que varia de pessoa pra pessoa, mas queria uns exemplos (bons por favor!.. hehehehe)

Impossivel prever, eu acho...Vai depender do quão aberta à aceitar as diferenças você vai estar, ela vai estar..Mas acho que quanto menos gente, mais fácil fica..se forem cabines duplas, pode ser mais tranquilo..Já as cabines de 3,4...

  • Geralmente vc trabalha no mesmo setor ou horário do seu colega ou nada a ver?

Essa, assim como todas as respostas variam de CIA para CIA..Na costa parece que eles tentam intercalar o horarios dos cabin mates mas deve ser MUITO dificil não conciliar todo mundo...mas acho que, nos horarios de folga, vc vao estar tao cansados que só vao querer dormir...

  • Eu sou muito organizada e amo limpeza, soube que há inspeções nas cabines. Caso haja alguma irregularidade, e não foi você e sim o seu colega, o que fazer? Soube que pode haver demissão por causa disso.

Para isso é sempre bom manter um diálogo ABERTO com a sua colega de cabine, diga para ela se acha que estiver algo errado, é lógico, sem ofender. Não se esqueca de que, caso seja insuportável a convivência, você poderá conversar com o pessoal responsável pelas cabines. Mas é sempre mil vezes melhor tentar resolver por si mesma..

  • E tem algum supervior das cabines? Pra o caso de algum problema, tipo furtos, brigas, etc. Eu sou do bem, mas odeio que mexam nas minhas coisas e não mexo em nada de ninguem. Li um relato de um cara que teve as economias roubadas e o cabin mate ainda usava as roupas dele!! Se rolar amizade não vejo problema em compartilhar as minhas com a minha colega, mas tudo tem limite né?

Furtos e roubos não são tolerados, acontecem, mas são motivo de demissão. Por isso é legal ficar atenta às suas coisas, não deixar o que for de valor dando bobeira, levar os cadeados...Mas tudo isso não dá mesmo pra prever. Acho que o mais importante é tentar criar um ambiente bom entre vocês..Você vai ouvir de tudo, relatos dos mais piores, mas isso tudo É MUITO relativo, não é pq aconteceu com eles (talvez o cara deixou o dinheiro dando bobeira né??) que vai acontecer com voce...

  • Outra coisa que me intriga: o requisito básico é o inglês fluente né? Pra todos os cargos? E por li tantos relatos de pessoas que evitavam contato com todo mundo pra não falar inglês? Pq meu inglês é ruim bagarai, eu estudo e estudo, mas na hora de falar a vaca vai pro brejo. Se tiver um hóspede me pressionando então eu pulo no mar. E também os sotaques complicam muito mais. Principalmente se for seu chefe;

O que faz seu inglês ficar fluente é, realmente, a prática. A maioria lá tem o inglês como segunda lingua e pode ser que seu chefe tenha um inglês mais carregado de sotaque do que o seu!! Mas o importante é tentar, treinar, conviver, só assim vc vai conseguir a fluência..Nao acredito que ninguem consiga ser fluente na lingua só com aulas no inglês, sem ter vivenciado, no minimo, uns 6 meses de contato direto com a lingua no exterior (posso dizer por experiencia própria...) Os sotaques, os hóspedes, isso tudo é questão de aprender a lidar...

  • E a pergunta básica: têm baratas nas cabines?

Pode ser que tenham aquelas baratinhas que dão na madeira, bed bug acho... Por isso é sempre bom mantê-las limpas! ;)

Lembrem-se, a política da empresa, as cabines, tudo isso varia de CIA para CIA e de navio para navio..Procurar saber mais sobre a sua CIA e seu navio é fundamental para saber seus direitos e deveres.

Postado por: Nadia

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?