domingo, 1 de junho de 2008

STCW


Uma das dúvidas mais frequentes é com relação ao treinamento obrigatório da Marinha do Brasil, o STCW. Lembre-se, apesar de obrigatório, algumas empresas optam por realizar este treinamento à bordo, portanto você deverá verificar com sua CIA se a mesma exige a realização do STCW em terra antes de realizá-lo.

"SEAFARER’S TRAINING, CERTIFICATION and WATCHKEEPING” Code (STCW) – é o Código que estabelece os padrões de competência exigidos dos tripulantes para exercer suas funções a bordo de Navios.
A IMO – International Maritime Organization -, uma Agência da ONU, é o responsável pela Codificação e padronização de procedimentos de tudo que se relaciona à salvaguarda da vida humana no mar.

O Código STCW, de 1978, foi emendada pela Convenção da IMO, de 1995 e ratificada pelo Brasil.

A Diretoria de Portos e Costas (DPC), da Marinha Brasileira, Autoridade Marítima Brasileira responsável pelos cumprimentos deste Código.

PARA QUE SERVE?

Serve para atestar que o tripulante embarcado foi devidamente treinado, qualificado e adestrado nos fundamentos de segurança marítima preconizados pelo STCW, para exercer, com segurança, suas atividades a bordo.
O porte do Certificado STCW é obrigatório para todos os candidatos a uma vaga para embarque em Navios de Cruzeiros que navegam na costa brasileira. "




O Curso STCW pode ser realizado em agências credenciadas pela Marinha do Brasil. Entre estas, estão a Zorovich & Maranhão (Santos, SP), RioShip (RJ), etc. Confira os links ao lado de nossa home page. A seguir, descreverei o curso que realizamos, pela Zorovich Maranhão em 04/2008.


- Pré - requisitos:


Ser brasileiro, maior de 18 anos.

Documentos à serem apresentados no 1o dia de aula:

- 2 (duas) cópias e originas (para verificação) ou duas cópias autenticadas, legíveis, do RG e CPF (não vale carteira de motorista).
- Atestado original de saúde física e mental (dentro da validade de no máximo 90 dias ) conforme modelo à seguir:

"Atesto para os devidos fins que ............................ encontra-se em bom estado de saúde física e mental para praticar salto em plataforma de 3 metros, natação e flutuação; e higidez suficiente para a prática de combate a incêndio real, ao ar livre e em compartimento fechado".

- Cópia autenticada do atestado de conclusão de ensino fundamental, completo, ou escolaridade superior

- Objetivo:

"Objetivo do curso: visa a capacitar o pessoal não-tripulante – profissional que trabalha ou venha a trabalhar a bordo de navios de passageiros - dando-lhe condições de executar as seguintes atividades:

a) desenvolver um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho;

b) orientar pessoas em situações de emergência e administrar situações de crise;

c) identificar os aspectos básicos relativos à prevenção da poluição;

d) controlar aglomerações em situações de emergência e de empregar procedimentos para evitar pânico;

e) citar a nomenclatura de compartimentação, os arranjos de conveses, as vias de acesso, saídas de emergência, rotas de escape e sistemas de comunicação interna e alarmes de um navio de passageiros;

f) aplicar os procedimentos de prevenção e combate a incêndio a bordo;

g) identificar os principais procedimentos de sobrevivência no mar; e

h) aplicar os procedimentos de primeiros socorros a bordo.


Carga Horária Total - 34 horas

Período – a ser determinado

Certificado – Bilíngüe - será conferido por esta empresa, sendo endossado pela Autoridade Marítima Brasileira local (Capitania dos Portos)."


(retirado de Zorovich Maranhçao (www.zoromar.com.br)


- O Curso:

O curso é realizado em 04 dias, composto de:

- 1o dia: (08-13hs, 14-19hs) : Segurança e sobrevivência no mar, fundamentos, siglas. Aulas teóricas.

- 2o dia: (7hs as 11 hs, 14:30 as 18:30 hs)
Parte Prática (ao mar): todos seguem para uma prática de salto ao mar e entrada/saída de embarcação salva vidas. Roupas: usar roupa de banho por baixo de shorts e camiseta, levar toalha e roupa de banho para troca.
Parte teórica: responsabilidade social e relações humanas à bordo, situações de crise e pânico à bordo.

- 3o dia: (6:30 hs às 18hs) Parte Prática (Mogi das Cruzes, bombeiros): todos partem rumo à um treinamento com o corpo de bombeiros, assistem à palestra explicativa, em grupos passam por uma 'casa de fumaça", depois apagam incêndios de diferentes tipos com extintores. Depois, novamente em grupos, apagam um incêndio grande com a mangueira de bombeiros. Roupa: levar uma muda de roupa, pois utilizarão macacão mas a roupa por debaixo ficará molhada.
- 4o dia: (08 às 15hs): Teórica sobre primeiros socorros, prova sobre o conteúdo dado no curso STCW.

- Valores: Os valores variam de agência para agência, este treinamento realizado em 04/08 foi pago em 2x (depósito de metade do valor uma semana antes do curso, restante pago no 1o dia de aula) no valor total de R$ 690,00.

- Validade: O STCW tem validade de 5 anos, devendo ser renovado a cada vencimento.

- Expedição: o tempo médio para a expedição dos certificados é de aprox. 30 dias.


Lembrando que, apesar deste treinamento, cada CIA possui seu próprio treinamento (boat drill) que será feito à bordo, todos os dias de sua primeira semana de embarque e todos os 1os dias de novos passageiros embarcando.

Novamente, certifique-se de que a sua CIA exige o STCW antes de realizá-lo.

Dúvidas, escrevam para vidadetripulante@gmail.com

Postado por: Nadia

8 comentários:

Unknown disse...

A Royal exige STCW para brasileiros que vão embarcar nos EUA e fazer a rota por lá?

italvaldo disse...

existe alguma empresa aqui no NE que faça o STCW? É preciso saber nadar? O curso é trabalhoso, cansativo? É preciso saber inglês, o curso é ministrado em que idioma?

CaseWare disse...

Amigos,
Cursos para CBSN / STCW estao disponiveis em Santos / SP, na empresa SOMA (Grupo NPO), no link abaixo podera obter maiores informacoes.

http://www.gruponpo.com.br/novo/soma/detalhe/28/CURSO-BASICO-DE-SEGURANCA-DE-NAVIO---CBSN--STCW

[]s
Alfa

edson disse...

Oi, gostaria de saber se a gente tem que pagar a passagem de ida, ou as empresas contratantes pagam para gente! Estou fazendo um processo pela infinitybrazil , fiquei muito interessado em trabalhar em navios, mas teve essas condiçoes de curso e visto; tem que ser por nossa conta? Nenhuma empresa paga para realizar este curso: ( STCW ); Grato pela atenção edson

Rodrigo d´Alvo disse...

Ola, me chamo Rodrigo.
Vivo na España faz 6 anos,
consegui o trabalho na Royal Caribbean, tenho a vaga para mim, mas me disseram que o curso de SCTW tenho de fazer no Brasil.
É certo isso? nao posso fazer-lo por aquí? nao tenho grana para ir ao Brasil e voltar, estar ai, mais curso, somente para isso!
eles nao pagam meus gastos por isso! Deve haver outros meios! Espero teu contato.
cordiais saudaçoes!

Unknown disse...

Pessoal em São Paulo é possível fazer o CBSN/STCW na ValeMar Brasil. Info 11 41151531 ou contato@grupovalemar.com

Aline disse...

Puxa, o STCW é obrigatório para os brasileiros e filipinos para as outras nacionalidades podem fazer nos navios sem nenhum custo! Que lindo! fazem no navio, fazem curso de salvagem na piscina e a gente tem que desembolçar 500 réis a cada cinco anos e perder uma semana só pra isso. E quem está fora do Brasil, se não tem passaporte de outra nacionalidade, tem que fazer no Brasil sim.

Unknown disse...

O curso SHELTER é credenciado para o STCW aqui no Rio de Janeiro?

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?