quinta-feira, 29 de maio de 2008

Entrevistas e currículo



Algumas das dúvidas iníciais muito frequentes são com relação às entrevistas e o currículo.

Vou detalhar aqui, a primeira entrevista pela qual nós passamos, lembrando que esta varia de acordo com a agência e cia que você escolher.

A primeira entrevista, agência

A entrevista inicial da agência é formada por, (após a pré seleção do curriculo enviado pelo site), um teste psicológico simples, feito em grupo e por uma psicóloga. Após o teste é feito um exame de "listening", onde se coloca uma música em ingles e é dada a letra da mesma, para que sejam preenchidos os espaços faltantes de acordo com o que você irá ouvir na música. Lembre-se, eles têm plena consciência de que ninguem fala a língua americana nativa, portanto sempre colocam uma música razoável e compreensível. Não se desespere. Após essa etapa é realizada a entrevista em inglês, em duplas. Serão perguntadas suas experiencias anteriores, pq escolheu aplicar em determinada função e perguntas específicas da área. Por exemplo, se escolheu restaurante podem lhe perguntar (em inglês) os principais tipos de serviço, principais sobremesas internacionais, molhos, massas. Se for do bar, podem lhe perguntar os principais drinks, bebidas, tipos de vinhos. É importante se trajar como se fosse à uma entrevista de emprego, sem muita maquiagem nem acessórios, cabelo preso, roupa social.

Após ser aprovado nesta primeira entrevista (todas as informações chegarão à voce via email), você irá passar pelo curso de vida à bordo, onde irá aprender, entre outros, a se portar na entrevista com a CIA escolhida para você.

A segunda entrevista, com a CIA

As CIAS geralmente enviam representantes para o Brasil para realizarem as entrevistas com os candidatos. Essas datas serão passadas à você por sua agência. A entrevista será realizada em inglês e possivelmente será muito parecida com a 1a entrevista, com a agência. Será perguntado sobre suas experiencias anteriores, sua formação profissional e informções técnicas sobre seu cargo (como acima).

A aparência é fundamental, roupas passadas, unhas cortadas, cabelo preso, sem muita maquiagem nem acessórios. Sempre sorriam, não utilizem perfume. A postura também é muito importante, prestem atenção ao se sentarem, não movimente muito as mãos nem fique "largado" na cadeira.

O inglês é muito importante mas não se desespere. Caso não entenda algo, pergunte. Não fique apavorado, os entrevistadores têm consciência de que esta é a sua 2a lingua. Algumas posições (recepção, recreação) precisam de um nível mais alto de inglês, outras como cozinha, cleaner, são menos exigentes.

O currículo

Você deverá levar seu currículo em inglês nas duas entrevistas, tanto na da agência quanto na da cia. Coloco aqui um exemplo de diagramação.

  • Nome ,
  • Data nascimento, estado civil,
  • Endereço, telefone,
  • Nacionalidade
  • email
  • passaporte numero, validade, visto (se tiver algum valido)
  • Position: (a posição para a qual quer aplicar e a àrea, ex. barman, 2nd cook, assist. waiter)
  • Education: (sua formação, graduação. Importante apenas mencionar se ela tiver alguma relação, por exemplo Turismo, hotelaria ou Gastronomia. Caso tenha se formado em algo não relacionado, nao coloque, coloque apenas cursos ou especializações na area).
  • Other courses: (algum curso relacionado à area, cursos complementares, curso de vida à bordo, se já estiver na entrevista da cia)
  • Languages: (as linguas que você realmente fala, "portuguese native", além de inglês, se falar espanhol, italiano, .. seguido de qual a sua fluência (basic, fluent)
  • Experiências: (mínimo de 2 experiências na área, mín de 1 ano. Se não tiver ainda, nao se desespere, coloque o que tiver e você irá completar para a entrevista da cia)
  • Nome CIA:
  • Posição:
  • País:
  • Data entrada / data saída (mês e ano)
  • Motivo da saída
  • Habilidades: descrever duas linhas com suas habilidades no trabalho para o qual está aplicando, é importante conhecer a função que estará aplicando.

Lembrando que em ambas as entrevistas você será questionado por aquilo que colocar no currículo, entao estude bem o que fazia, como era, detalhes.

Qualquer dúvida escreva para vidadetripulante@gmail.com

Postado por: Nadia

3 comentários:

soraia disse...

Olá, Vou me candidatar ao cargo de massoterapeuta, tenho duvida sobre as perguntas da entrevista...pode me ajudar? Grata.

João Carlos de França disse...

Olá boa noite, me chamo João Carlos de França sou professor de dança de salão a dez anos e com formação técnica administrativa e contábil; fiz um contrato de três meses em uma outra CIA recentemente, na posição de Dancing Maestro com minha esposa Maria Rosaly, ela é formada em Educação Física. Estamos disponíveis para o mercado. Desde já agradeço pela atenção.

João Carlos de França disse...

Olá boa noite, me chamo João Carlos de França sou professor de dança de salão a dez anos e com formação técnica administrativa e contábil; fiz um contrato de três meses em uma outra CIA recentemente, na posição de Dancing Maestro com minha esposa Maria Rosaly, ela é formada em Educação Física. Estamos disponíveis para o mercado. Desde já agradeço pela atenção.

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?