quinta-feira, 29 de maio de 2008

As funções

As principais funções à bordo

Neste tópico irei colocar as principais funções à bordo, no setor de hotelaria. Há funções técnicas como operadores de máquinas, marinheiros, mas estas não estão facilmente disponíveis e necessitam uma formação específica. Além do setor de hotelaria há vagas para funções como massagista, cabelereiro, vendedores nas lojas, cassino, dancarinos e djs. Mas estes setores são geralmente terceirizados e o processo de seleção funciona via essas empresas que prestam os serviços (Steiner - www.steinerleisure.com, outros) Escreva para a gente se quiser mais detalhes.

Dentro do setor de hospitalidade, destacam-se:

  • Depto. de Restaurante

Há vagas de garçom, assistente de garçom. O trabalho é geralmente feito por turnos, ou seja, seu descanso (off) deverá ser em um turno, como o de café da manha, ou almoço, chá da tarde, jantar ou ceia da meia noite. No restaurante são servidos em média 5 pratos por refeição, por isso o garçom deve ser ágil, rápido e simpático.

Os salarios variam entre: Garçom (de 1.000,00 à 1.500,00 dol/mês) e Assistente de Garçom (de 800,00 à 1.200,00 dol/mês). Lembrando que algumas funções, dependendo da CIA tambem, há o recebimento de gorjetas. E também que os salários (dólar, euro, valores) variam de acordo com a CIA.

Para a entrevista, estudar os principais tipos de serviço internacional (à francesa, americana), formas de servir, montagem de mesa, opções de cardápio internacional (ovos, antepasto, salada, sopa, pasta, pratos principais, molhos e sobremesas)

  • Depto de Buffet

O buffet é responsável pela preparação das refeições em buffet (parte de salão), limpeza das mesas, decoração, reposição de alimentos e talheres/pratos durante as refeições e atendimento do passageiro.

A remuneração é em média de 700 à 1.000,00 dól/mês + tips (dependendo).

Para as entrevistas, estudar o mesmo que o Depto de Restaurante.

  • Depto de Housekeeping

Neste depto. encontram-se as camareiras, room service, mordomos, cleaners. As camareiras possuem horario fixo, normalmente das 6:45 às 14 hs, retornando as 18hs até as 22hs, 7 dias por semana. As camareiras possuem uma quantidade de quartos fixos e sua responsabilidades incluem a limpeza das cabines, do corredor, elevador e escadas. É importante ser educada, ágil e detalhista.

A remuneração do room service é em média de 750 à 900 dol/mês.

Para estas funções, estudar por onde se inicia a limpeza, detalhes de arrumação de quarto, limpeza de banheiro, produtos de limpeza, acessórios que utiliza.

  • Depto de Bar

Os cruzeiros possuem uma vasta quantidade de bares, e as principais funções são Barman, bar waiter, assist. bar waiter, barboy. O barman será aquele responsável pelo bar, já o bar waiter o garçom do bar (tambem poderá ser mulher), o assit. o assistente, o bar boy será o responsável pela reposição de todas as bebidas e necessidades do bar. É preciso ser rápido e simpático.

A remuneração do barman fica entre 1.000,00 à 1.500,00 dol/mês, já a do barboy entre 650 à 800 dólares/mês.

Para a entrevista, estudar os destilados internacionais (marcas, origens, classificação), coquetéis internacionais, vinhos.

  • Depto de Recepção

A recepção é formada básicamente pelos recepcionistas (homem ou mulher) e também os mensageiros (algumas cias). É básicamente aonde vão parar todos os problemas do navio então necessita de pessoas pacientes, simpáticas, com postura e habilidade para resolver problemas. Algumas CIAs exigem a fluência em, pelo menos, 4 línguas fora o portugês.

A remuneração da recepção é em media de 1.200,00 à 1.500,00 dól/mês.

Para a entrevista, estar bem preparado quanto à lingua inglesa e as outras, saber sobre câmbio de dinheiro, possivelmente será testado seu ingles escrito e tambem a parte escrita das outras línguas que falar.

  • Depto de Recreação

A recreação é responsável pelo entretenimento de jovens e adultos durante o cruzeiro, é importante possuir conhecimento na area, inglês bem fluente, saber elaborar e executar brincadeiras para diversas faixas etárias.

  • Depto. de Cozinha

As funções oferecidas na cozinha variam de CIA para CIA, mas são basicamente 3rd cook, 2nd cook e 1st cook. Na hierarquia ainda há o sous chef e o executive chef porém estes geralmente não são contratados nestas posições, apenas promovidos. Há tambem a diferenciação por setores, como grelhados, cozinha fria, cozinha quente e confeitaria. Para aplicar à um cargo na cozinha é essencial possuir experiência na area e formação desejável. Lembre-se que a cozinha, dizem, é o setor que mais trabalha e que menos ganha. Suas folgas serão como as do restaurante, em turnos.

Os salários (na CIA COSTA) variam entre: 3rd cook: 500 euros/mês, 2nd cook: 800 euros/mês, 1st cook: 1000 euros/mês.

Para a entrevista, é importante definir a area que irá aplicar (coz. quente, fria, confeitaria) e então estudar a mesma. Saber ingredientes e preparos, principais molhos para salada, entradas, sopas, molhos para pasta, carnes, sobremesas.

Qualquer dúvida, escrevam para vidadetripulante@gmail.com

Postado por: Nadia

(Obs. As informações acima contidas foram extraídas do Manual de Vida à Bordo da Agência Infinity Brazil (Santos,SP) em http://www.infinitybrazil.com.)



2 comentários:

Marcia disse...

ola
e um prazer poder expressar meu comentario sobre blog.
e muito bom parabens tem batsante informaçoes.
ms etsou estudando e elaborando um trabalho sobre todas as companhias maritimas brasileiras e toda parte de rh e sua hierarquia nao estou achando isso muito nos varios sites que tenho procurado
sera que vcs podem me ajudar com alguma indicaçao.
pois preciso sbaer todas fumçoes dentro de um navio e comparado com todas empresas e com salarios
agurado um resposta
grata pela atençao

Samplemed disse...

Para facilitar segue contato de uma clínica em São Paulo que realiza todos os exames em inglês para todas as Cias:

SAMPLEMED FONE 11 3231-3314

agendamento@samplemed.com.br

Contato Vanessa.

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?