quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vida de Tripulantes viaja e faz sua primeira avaliação de uma agência de recrutamento.

Pela primeira vez nosso blog aceita um convite feito por uma agência de recrutamento e faz as malas para dar a sua primeira palestra presencial, bem como fazer uma avaliação do trabalho da agência com os futuros tripulantes. Fui até Curitiba e conto para você como foi esta viagem.

Depois de cordiais boas vindas do pessoal da PortSide Agência, empresa situada no bairro do Cabral, em Curitiba, empresa do Grupo POS, representada pela Fabiana Dorleans e Isaías Marques, fui conhecer as instalações das empresas e tivemos uma rápida conversa sobre a POS Group.

Segundo o que nos explicado pela Fabiana Dorleans, gerente geral do grupo, o Groupo POS reúne 3 empresas. A PortSide Agência, que trabalha com recrutamento e seleção de tripulantes para 4 companhias de cruzeiro (Costa, MSC, Ibero e Pullmantur), a On Board, que é uma escola preparatória de tripulantes, com aulas de Camareira, Garçon, Bartender, bem como cursos de inglês, espanhol e italiano para tripulantes, e finalmente a Seaman Náutica, que cuida dos cursos de STCW, que são administrados pelos comandantes Pedro Vasconcelos e Ricardo Pina.

Tudo isso reunido em um mesmo prédio, afim de facilitar a comunicação entre as empresas, bem como a vida dos candidatos e alunos.

Segundo Fabiana Dorleans, tudo na On Board, que é a escola de capacitação, como foi dito
anteriormente, foi feito o mais real possível a um navio. As cabines por exemplo são réplicas das existentes no navio Sovereign, da Pullmantur Cruceros, incluindo a decoração e as camas. Estas cabines, segundo Fabiana, são usadas para as aulas de camareira de bordo, e são dadas por uma ex-tripulante.
Ali se aprende desde a arrumação da cama, passando pela limpeza, higienização do ambiente e arrumação de itens em geral, inclusive pessoais dos passageiros.

Continuando nosso tour pela escola, visitei a sala onde são feitas as aulas de garçom de bordo, com uma réplica de uma pequena estação de restaurante, tudo seguindo fielmente como é em um navio de cruzeiro, desde a
decoração do ambiente, até a mesa montada. Todo o material existente em um restaurante de bordo existe. Das enormes e pesadas bandejas, até pratos, talheres, taças, enfim, tudo o que se imagina existe. Até cardápio. E acreditem, tudo funciona.

Questionados o por que de toda esta infra-estrutura, nos foi dito que assim o futuro tripulante já
vai com todo o conhecimento de como é realmente a função, e como tudo funciona.

Segundo o Isaías nos disse ao blog, o índice de
sign-off de um tripulante que embarca com este conhecimento é muito menor.

Se isso não bastasse, ainda fomos conhecer o
pessoal do curso de bartender, que estava em aula prática de drinks internacionais. Sim, caro leitor, o que vos escreve foi degustar o que os alunos prepararam, talvez por que souberam que eu já tenha sido Bar waiter, e por muito pouco não saio de lá bêbado, por que ainda tinha uma palestra a ser dada mais a noite, e ainda tínhamos muito trabalho a frente, bem como uma entrevista. Futuramente a On Board possui planos de fazer um bar exatamente como em um navio, em um espaço destinado na própria empresa. Vamos aguardar para ver. Na avaliação do blog, a On Board levou nossa recomendação.

Seguindo o nosso tour pelas instalações, fomos conhecer o pessoal do curso de STCW, bem como os comandantes Pedro e Ricardo, que nos explicaram como funciona o curso, e a metodologia aplicada. As aulas teoricas são dadas nas instalações do Grupo POS, e as aulas práticas realizadas em instalações próximas a Curitiba. O STCW é totalmente apostilado e bem formulado, seguindo exatamente o exigido pela Marinha do Brasil. Segundo avaliação do blog, o curso ficou no mesmo nível dos cursos ministrados em Santos pela Zorovich & Maranhão, que de todas as escolas no Brasil que fazem o curso de STCW é a que mais realiza cursos e forma turmas de STCW no Brasil. Só para fins de comparação, este ano a Zorovich&Maranhão está na 57a. turma.


Finalmente fomos conhecer a Port Side Agência, que atualmente trabalha com 4 companhias, e possui planos de dobrar este número até o próximo ano. Mais recentemente a empresa conseguiu o credenciamento da Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros. Antes já faziam parte do portfólio da empresa, as companhias Pullmantur e Ibero Cruzeiros.

A palestra foi logo depois que terminou o curso de STCW, que é realizaso na sua própria sede. Este curso é ministrado pela Seaman Náutica, um braço da POS Group, da qual a Port Side faz parte.

Terminado a visita, fui gentilmente convidado a almoçar, e depois do almoço durante a digestão fui conversar com os funcionários da empresa rapidamente. A maioria dos que trabalham no grupo são ex-tripulantes de navio, com grande experiência em vida a bordo, bem como conhecimento prático. Sendo assim, além de terem as funções administrativas, cada um em sua especialidade ministram as aulas dos cursos.

No começo da noite, foi feita a palestra com futuros tripulantes ou pessoas interessadas em uma carreira a bordo. A sala estava lotada, com mais de 40 pessoas, e durante as 2 horas de conversa pude explicar a todos como é a vida de bordo, e transmitir meu conhecimento de vida a bordo, bem como conheci muitos leitores do nosso blog, que nos elogiaram pelo trabalho. Desde já agradecemos a vocês pelo carinho, e esperamos ajudá-los sempre.

Findado o dia, me despedi de todos e no dia seguinte rumei de volta para casa no dia seguinte. Desde já agradeço o convite da PortSide Agência, através da Fabiana Dorleans e do Isaías Marques, que gentilemente nos convidou para estarmos conhecendo a empresa. Infelizmente a Nadia não pode estar presente, por que estava em preparativos de embarque. A falta dela foi muito sentida.


Avaliação final.

O Grupo POS e as empresas que fazem parte dela, são muitos recentes, mas mostraram a que vieram, e aos poucos começam a tirar vantagem disso. Instalações modernas, bem estruturadas, material didático e prático completo, deixando o aluno pronto para ingressar no mercado, bem como representam companhias de cruzeiro reconhecidas no mercado.

Sem contar os planos de incluir outras empresas de cruzeiro no portfólio. Isso demonstra a capacidade que eles possuem.

Os funcionários muito solícitos, que conhecem toda a etapa de seleção, bem como conhecem tudo sobre cada companhia de cruzeiro que a empresa representa. Isso é muito importante para um candidato a uma vaga em um navio de cruzeiro.

Empresa recomendada pelo blog Vida de Tripulante? SIM.


Agradecimentos:

Grupo POS (Port Side Agência, Seaman Náutica e On Board Capacitação) e funcionários.
Hotel Terrazas Plaza (Hospedagem gentilmente fornecida pela Tatiana Dorleans).



Postado por Fabio Pereira



N.R.: O nosso blog é imparcial, tanto no que publica sobre as empresas de recrutamento, bem como sobre as companhias de cruzeiro, e como sempre tem o objetivo e missão ajudar os futuros tripulantes. Desde já nos colocamos a disposição de qualquer outra empresa de recrutamento que deseje uma visita de nosso blog. Para isso pedimos que nos envie um e-mail para vidadetripulante@gmail.com
Teremos o maior prazer em visitá-los.






9 comentários:

Eli Carlos Vieira disse...

Definitivamente VT é uma referência no assunto "Meu Deus e agora, vou embarcar, como será!?!?"!
Muito bom o post e muito real, uma vez que os escritores daqui, aos quais estamos habituados a encontrar, têm credibilidade na mensagem que passam e, uma vez visitando, certificando e indicando empresas como o Grupo POS, nossa confiança é novamente certa!

Parabéns pelo trabalho de vocês, sempre de olho na preparação dos tripulantes!

Good winds!

Martha Musse disse...

Meu primeiro contato com a vida a bordo foi através da Portside, fiz STCW e curso de Bartender com eles e confirmo tudo que foi dito na matéria. Parabéns pela matéria Fabio.

Unknown disse...

Eles realmente sao excelentes e profissionais!

Manu disse...

Só passei para dizer parabéns pelo sucesso do blog!!

e afirmar junto com o eLi que o blog é mesmo uma referencia para novos tripulantes!

bjs

Unknown disse...

Fabio parabéns pela matéria e pelo Blog e realmente a Portside e uma grande Agência, onde vc aprende realmente o que vai usar na vida a bordo...

João disse...

Também passei recentemente pela PortSide, fazendo o curso STCW.

Gostei das instalações e também recomendo.

Não recebi meu Certificado ainda, mas parece que demora em torno de 30 dias, correto?

O STCW é ministrado pelos comandantes Pina e Pedro, o que, definitivamente, é um pró para esse curso muitas vezes teórico demais.

Att

Unknown disse...

olha e bem legal mesmo esse glog e o melhor que achei mas tenho muitas duvidas.............

quero trabalhar em cruzeiros sim..

mas ta bem complicado de achar as argensias por aki..

mas parabens pelo glog

johhny

Lilica2009 disse...

Olá amigos !
Tenho um primo que está entrando num processo de seleção através da Infinity (Empresa de Recursos Humanos) para trabalhar na Image(empresa de Fotógrafos para Cruzeiros). Gostaria de saber se alguém já teve essa experiência, ou sabe de alguma informação a respeito desse trabalho ?? Obrigada !

Tiago Jedi disse...

Ola bom dia gostaria de saber porque vcs nao estao postando nada aky no site
esse é o melhor site de informaçao a brasileiros assim q nao o abandonem amigos
Isso é uma msg de incentivo e admiraçao
forte abraço

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?