quinta-feira, 2 de julho de 2009

Notícias do mundo dos cruzeiros.

A rivalidade que é um jogo rancoroso.
Costa x MSC na disputa pelo "Italian Style".

x






Tanto a Costa Crociere como a MSC Cruzeiros, que podemos descrever como duas empresas líder de cruzeiro, na Europa e América do Sul, dificilmente são boas amigas, e sim a mais amarga das rivais. Ao longo dos anos nenhuma das empresas tem jogado tantos pontos negativos contra a outra, chegando ao ponto de patrocinar equipes profissionais de futebol das cidades onde as companhias possuem sede, no caso a Costa em Gênova, e a MSC com sede em Sorento.

Ao mesmo tempo, é preciso dizer que a MSC tem sido geralmente mais agressiva, talvez, em concordância com a sua imagem cuidadosamente cultivada como um desconexo garoto sendo vítima de bullying.


O Jogo Patriótico

Grande parte do investida de voar para frente e para trás tem se centrado sobre a qual a empresa é mais italiana. Na MSC os executivos regularmente ridicularizam a Costa como uma empresa americana, já que ela é de propriedade da Carnaval Corporation, e que seus navios são americanos demais para o estilo italiano de ser da companhia. Já a Costa questiona discretamente a identidade italiana da MSC, dizendo que a companhia possui sede central em Genebra, na Suíça, e os navios possuem registro no Panamá.

O sub-texto, evidentemente, diz que se algum dos navios da Costa é menos "clássico" no estilo italiano, do que os da MSC, a sua decoração por outro lado é um pouco mais contrastante que o da MSC, que segue o moderado estilo italiano.

De qualquer forma, raramente não passa um mês sem que um lembrete deste dura rivalidade, seje colocado por meio dos anúncios publicitários de ambas.


Fumaça nos olhos do outro é refresco.

Então, a Costa reuniu seus executivos em Génova, para a dupla-nomeação da Costa Luminosa e do Costa Pacífica. Os principais jornais italianos amplamente noticiaram o fato, mas o que a Costa não esperava era o confronto por parte da MSC, que em evidente contrariedade, colocou um grande número de anúncios da MSC Crociere nas mesmas páginas onde se noticiava o lançamento dos navios da Costa Crociere. Coisa do destino? Coincidência? Não podemos chegar a um veredito sobre o fato.

Ao mesmo tempo, estavam preparados para dar ao MSC Melody o benefício da dúvida.Um mês depois de terem sido atacados por piratas no Oceano Índico, e com um grande sinal de aviso dirigido aos potenciais atacantes, agora em torno das suas regiões baixas, o MSC Melody estava atracado bem próximo do Costa Pacifica, no estaleiro Fincantieri de Genova.

Os hóspedes que chegavam ao navio Costa Pacífica, no entanto, foram desacertados para encontrar onde estava sendo lançada a champagne do novo navio, parcialmente obscurecido por uma nuvem de fumaça negra, que saía da chaminé do MSC Melody, e soprado em todo o Costa Pacifica, como se convenientemente colocados por um fole. Não era uma bonita vista. Mas nem mesmo o CEO da Costa, Pier Luigi Foschi, estava preparado para rir da sugestão, que foi um exemplo da arte escura das relações públicas.

A Costa, entretanto, foi mais tarde a mostrar suas credenciais italianas. A grande cerimônia de batismo do Costa Pacifica e Costa Luminosa foi precedida por um espetacular desempenho da Força Aérea Italiana, com sua acrobatica equipe, o Frecce Tricolori, que deixou rastros de fumaça - desta vez da Itália, em vermelho, branco e verde, em todo o céu à noite, sendo amplamente divulgada em sites, como o Facebook, bem como nos jornais italianos.



Postado por Fabio Pereira

Nenhum comentário:

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?