sexta-feira, 19 de junho de 2009

o 1º dia



Bom, pessoal...esperando para embarcar pela segunda vez, me peguei com os mesmos medos e aflições: "e quando eu chegar lá??"...acho que todo mundo fica preocupado com o primeiro momento, os primeiros dias.. tenho que confessar que pra mim, não será tão traumático assim... escolhi (e consegui!) voltar para o mesmo navio, já conheco as portas, os caminhos, os elevadores...mas, e as pessoas? e o trabalho? cabine? começa tudo outra vez...e é por isso que resolvi fazer uma análise e dividir com vocês, meus primeiros dias à bordo no contrato que passou...quem sabe, no final, juntos, nós não conseguimos vencer esse " fantasma"...

- a partida:
Saí de SP rumo à Roma. Não sei porque mas aquela plaquinha "embarque internacional" desperta lágrimas e uma saudade instantânea! Fui em frente... embarquei, por sorte, no mesmo vôo que um amigo, do curso da costa. Que sorte! Fomos juntos até roma...
De lá, fiz conexão à Genova. Lembro que esperei um tempão para o 2º avião partir, pois nossas malas não embarcavam nunca! Foi a primeira vez que me deparei com o "agradável" jeito italiano de ser... ;)

- a chegada:
Cheguei em Genova (detalhe, fui carregando duas malas sem rodinha pq queria poupar espaço na cabine. bobagem, tinha espaço de sobra embaixo da cama. mas eu estava lá, carregando...) e encontrei um sr. com uma placa, "Costa Magica". Eu não falava uma palavra em italiano, ele não falava uma palavra em inglês. Por sorte, o caminho até o hotel era curto e logo chegamos. Caí na cama e dormi, estava exausta. Logo depois chegou uma companheira de quarto, no meu hotel. Era a Ava, brasileira, amiga que iria me acompanhar até o final do contrato. Fomos dar uma volta em Genova, ligar para as nossas famílias. Sinto que dividíamos as mesmas aflições.

- o navio, à 1ª vista
Logo no café da manha, ouvimos "Ok, vamos lá, costa magica. FINITA VACANZA!"..esses italianos... la fomos nós e em +- 20 min, estavamos no porto, em Savona. e justo naquela viradinha, na chegada da cidade, eu o vi pela primeira vez. era tão grande, tão soberano.

- embarcando
Havia uma fila de novos "crew members". pegaram nossos papéis, entramos no navio. "todos pro staff mess!"... staff mess??? tá,. fui seguindo o povo...todas as portas, paredes, escadas, me pareciam iguais. lá preenchemos papéis, e a ansiedade, cada vez maior.
Sorte! Estava na cabine de uma amiga, que havia conhecido no orkut. Cheguei, coloquei minhas coisas, e ficava perguntando à todos "quando começo? o que farei? como vou saber o que fazer??", "calma nadia" - eles diziam. na hora certa, aos poucos, eu iria saber.

- o 1o dia
depois de conhecer a cabine, tentei seguir todo aquele ritual que havia levado escrito: "pegar uniforme, roupa de cama, conhecer supervisor". bobagem. como tudo na vida, nada aconteceu naquela ordem.. só pude pegar o uniforme mais tarde, eu comecei a trabalhar as 5 da tarde.
cheguei naquele corredor, da sala do chef, e via que a cada hora aparecia alguma carinha curiosa. mal eu sabia que era uma das 2 unicas mulheres da cozinha, por isso a curiosidade.

- os primeiros dias
segui trabalhando, na 1a semana toda perdida, com boat drill, sem saber os caminhos, perguntando e perguntando...mas aos poucos, sem nem perceber, ja estava confortável. já sabia o que fazer, já sabia para onde e por onde ir. é natural...no final, aquela era a minha vida..trabalho, chegar correndo, sair correndo, academia, saleta.

bem, não foi tão assustador assim... mas ainda sinto aquele frio na barriga. será? sei que nada vai ser igual...mas agora, pelo menos, já sei que tudo passa. e é só manter a calma e o desespero dos primeiros dias. vai passar, e vai ficar tudo bem.

(e sabe do que mais? na noite anterior ao embarque no navio, no hotel em Gênova, em chorava. chorava de soluçar, pensando na saudade, pensando que talvez nao devesse ter ido... e na noite anterior ao meu desembarque e inicio das minhas férias, chorava pq nao queria ir nem deixar os amigos... vai entender...)

postado por: Nadia
ps. na foto, os amigos, companheiros, que sofri em deixar pra trás. sorte que o evandro ainda vai estar lá quando eu voltar! ;)

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ola Nadia, vou embarcar dia 3 de agosto, mas pela Royal no Vision, será meu primeiro trabalho a bordo e seu blog tem sido de extrema ajuda com informações, agradeço mesmo! Torço para que seu segundo contrato seja ótimo e que consiga conhecer muito mais lugares e aprender muito com essa experiência. Boa semana!

Eli Carlos Vieira disse...

Fundamental e vital!
Obrigado, mais uma vez, por esse espaço!
Apesar de ser sobre a Costa, já dá uma noção para outros, como eu, da MSC Musica (serei bellboy).
Embarco em 25 de outubro!

Sucesso a todos!

Andre Luis disse...

hahahahahahhahahaha
vai entender !!
hahahaha mto bom

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?