segunda-feira, 7 de julho de 2008

Treinamento Costa Crociere


Bem, como a Andréa, de Salvador, me perguntou, acabei percebendo que aqui no blog nao tinha nenhum tópico sobre o Treinamento da Costa Cruzeiros, em Santos.

Aqui estão as informações sobre o treinamento que foi feito por nós, primeira turma de 2008. Sei que o treinamento agora é feito em INGLÊS, inclusive as provas. Algumas coisas podem ter mudado mas é só para terem uma idéia mesmo..

O treinamento é feito em 07 dias, começa no domingo com uma reunião no Hotel aonde ficarão hospedados (pego pela cia, 2 a 2 do mesmo sexo em um quarto, com cafeh da manhã incluso), depois aulas de segunda à sexta feira na Universidade Unimonte, em Santos, das 08 às 17hs. Há coffee breaks entre as aulas, uma parada para o almoço.

No 1o dia do Hotel (domingo) voces receberão as instruções sobre como chegar à universidade, local das aulas e horários. As aulas são ministradas pela Denise (a sua entrevistadora) e uma professora da Universidade, Vanderli. Serão dadas 16 apostilas que devem ser estudadas e devolvidas ao final do curso. No sábado houverão 03 provas (4?), sendo que voce precisará acertar 7 de 10 na prova Ambiental e nas outras, acertar 50%.

Dicas: preste atenção nas aulas, o que a instrutora disser que cai, CAI MESMO. Seu comportamento dentro e fora das aulas estará sendo avaliado. Procure anotar as dicas, aproveite. Agora as aulas são MINISTRADAS EM INGLÊS, talvez tenha mudado o cronograma, mas o meu foi assim:

- 1o dia : Apresentação da empresa, sua história. Acontecimentos recentes, navios da empresa, Carnival Corporation, Escolas de Treinamento Costa, Visão, Missão, valores Corporativos, BEST 4, Portos e Terminais. O mercado de Cruzeiros, principais rotas, Perfil do cliente. Organização do navio, quem é quem. Organograma do navio.

- 2o dia: Vida a Bordo, o que levar, procedimentos do 1o dia, Avaliações profissionais, Mudanças de posição, Tripulação Multicultural. Protecção Ambiental, Aspectos e Impactos Ambientais, Sistemas de Tratamento de lixo, Substancias Perigosas.

  • - 3o dia: Manutenção, Work Order, Parceiros da Costa, Disciplina, Tripulação e pessoal de terra, Guia da Costa Cruises, Serviço de Qualidade, Visão,

    - 4o dia: Segurança Alimentar, Programas Sanitários, Estoque, Principais doenças causadas por alimentos contaminados, Limpeza e Sanitização, Controle de Infestações, Seguranca, Boat Drill, Sinais de Apito, GUEST (Programa voltado para a Tripulação), Check and Solve, Visita à bordo.No nosso 5o dia fizemos a prova, nosso calendário adiantou um pouco, portanto saibam que as datas são variáveis.

    OBS.
  • levem caneta, caderno,
  • dependendo do hotel (se for o Mendes Plaza, como nós ficamos) tem wireless e cabo para internet, pode levar seu laptop...
  • Vocês ganharão camisetas para usar nas aulas, então não se preocupem tanto com roupas.
  • Há tomadas 110 e 220 no hotel,
  • se quiserem levar roupa de piscina (não me lembro se era aquecida, e com esse frio...)..

Postado por: Nadia

3 comentários:

Unknown disse...

Legal o seu relato sobre o treinamento, so que nao entendi qual e o treinamento, se e o STCW ou o ja de bordo ?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Elkin Montoya foi meu recrutador/aliciador em 1991, em Santos (SP). Eu tinha 22 anos, ele me viu falando em inglês na recepção de um hotel 5 estrelas (eu era recepcionista bilíngue)e me convidou a passar por uma entrevista com um italiano.Quando cheguei a Miami, fiz todo o procedimento certinho (exames médicos, abertura de conta bancária, etc). Mas, na noite anterior ao embarque, eu e um grupo imenso de tripulantes fomos obrigados a assinar um outro contrato na recepção do hotel em que estávamos hospedados, com salário muito inferior ao que constava no 1º contrato (aproximadamente 30% do valor total). Todos embarcaram no Costa Riviera (saindo de Fort Lauderdale), menos eu e outra brasileira. Embarcamos num navio muito menor (Carla Costa), que saía de Porto Rico. Quando questionei o ocorrido, ninguém na Costa sabia quem era Elkin Herman Montoya! Assim sendo, cuidado com a lábia ele!

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?