quinta-feira, 3 de julho de 2008

Mala de mão


Muito tem-se falado na comunidade "tripulante costa cruises" e, por tantos relatos de amigos que tiveram suas malas extraviadas nas viagens e conexões até o embarque no navio, achei que o tópico "mala de mão" seria oportuno..

Quanto à mala, sabe-se que não se deve levar muita roupa, apenas o básico. Primeiro pq vc passará a maior parte do tempo de uniforme e, segundo, pq nao haverá espaço na sua cabine para guardar tanta coisa.

Mas, para evitar maiores problemas caso sua mala se extravie entre tantas conexões e voôs distantes, até chegar ao seu local de embarque no navio, uma mala de mão bem preparada é essencial.

Segundo a regulamentação das cias aéreas,
" Para vôos internacionais, a maioria das companhias aéreas segue as regras do sistema piece concept, que adota a questão do número de peças. Normalmente você pode carregar dois volumes, cada um com 32 quilos (algumas companhias permitem apenas 20 quilos cada, principalmente na Europa). Mas tamanho também é um detalhe importante: a soma da altura, do comprimento e da largura de cada peça não pode ultrapassar 203cm. Verifique com sua companhia aérea o peso exato permitido para evitar custos de excesso de bagagem, o que não é barato.

Bagagem de mão também tem peso controlado no avião: 5 quilos de peso e no máximo 115cm (soma da altura, comprimento e largura). Leve sempre uma troca de roupas e artigos de higiene pessoal, em caso de suas malas serem extraviadas, será útil ter uma reserva até que elas sejam localizadas.

Objetos de valor devem ser transportados em sua bagagem de mão que deve acompanhar você em qualquer lugar, pois a companhia aérea não é responsável pela perda ou dano destes objetos.

Berço portátil para bebê, muletas, guarda-chuva, máquina fotográfica, casaco, livros e revistas podem ser transportados com você além de sua bagagem de mão."

Observe também que é proíbido levar produtos alimentíceos na mala de mão e liquidos (como shampoo, cremes, perfumes) até 100 ml não ultrapassando 1 litro a soma de todos, em potes ou sacos plasticos.
Mas, faz-se necessário os seguintes "itens de sobrevivência de emergência", caso voce tenha que passar alguns dias esperando sem suas malas...

Mala de mão:
- Mudas de roupas (camisetas, calças leves, roupa íntima, meias)
- Casaco
- Produtos de higiene para +- 3 dias (que tal levar naqueles pequenos potes que são dados nos hotéis?)
- Documentação
- Eletrônicos

Lembre-se de colocar na mala despachada (grande) todos os objetos cortantes como alicates, tesourinhas de unha, etc.

Quanto à bagagem extraviada, entende-se:
" Sua bagagem é considerada extraviada caso não seja entregue no seu ponto de destino. Se você perceber que suas malas não chegaram na esteira de bagagem, procura pelo aviso Baggage Claim (reclamação de bagagem), onde preencherá um formulário descrevendo suas malas e conteúdo, informando o número do vôo e o destino, além de seu endereço de acomodação e telefone para contato, para que a companhia inicie o processo de rastreamento de sua bagagem.
A companhia aérea é responsável por pagar até US$20 por quilo de bagagem extraviada, no caso dela não ser encontrada. O valor integral só será pago se você declarar minuciosamente o conteúdo das malas antes de embarcar.
Ficam fora deste caso objetos de valor como papéis negociáveis, jóias e dinheiro, que devem ser carregados na bagagem de mão, ficando a companhia aérea isenta de responsabilidade sobre perda ou dano destes objetos.
A companhia aérea é responsável pelo envio de sua bagagem extraviada até o local de acomodação informada no formulário."

Importante ficar atento aos seus direitos e tambem previnir-se para qualquer acidente (que ultimamente tem parecido bem comum..) !

Postado por: Nadia

Um comentário:

Anônimo disse...

Nádia!
tava vendo o Jô e ele disse que fotografa as malas dele e leva a foto pra qq coisa que aconteça...tinha até esquecido de comentar com vcs..achei super interessante e útil essa dica
to até pensando em comprar uma amarela/laranja fosforecente pra ñ ter erro MESMOO hauhauaa
e ahh fazer uma lista doque tem dentro neh..enfim
MEGA importante esse assunto.

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?