quarta-feira, 11 de junho de 2008

mitos e verdades




Como são muito frequentes, alguns mitos e verdades sobre a vida à bordo, vou tentar esclarecer alguns tópicos.. Essas idéias retirei de algumas perguntas que chegaram à mim via orkut, email, etc.

mandem suas dúvidas ou sugestões de tópicos, algo que voce queira ver aqui, para




  • "Vou trabalhar em cruzeiro, viajar o mundo todo de graça!"

Mito. Seu principal objetivo em uma viagem de cruzeiro à trabalho é, trabalhar. Você terá uma rotina puxada e nem sempre poderá descer nos portos das diferentes cidades. Pode ser que voce pegue, de inicio, uma rota fixa, portanto não irá conhecer o mundo todo. Por exemplo um navio que faça Italia, Espanha, Franca e Tunisia. Esse roteiro pode ser fixo por meses. Quando voce puder descer, nao poderá ir longe do porto pois terá um tempo limitado para ficar em terra. Deverá voltar antes dos passageiros e pronto para seu proximo turno, poderá, por exemplo, ter 2hs de descanso em terra. Nesse tempo irá procurar contato com a familia, comprar algo que estiver precisando.



  • "Em um contrato, vou ficar rico."

Também é mito. Geralmente quem começa na carreia de cruzeiros começa por baixo. Receberá os menores salários e trabalhará muito. É importante ressaltar que há uma grande possibilidade de se fazer uma carreira à bordo e, assim, conseguir juntar um dinheiro legal. Mas só depois de varios contratos e, se adaptando à vida a bordo, subido de cargos, aumentando o salário, etc.



  • "Vou conseguir juntar um dinheiro para fazer o que quiser"

Verdade. O que você irá ganhar será "limpo", ou seja, perderá pouca coisa com impostos, quase nada. Nao gastará com moradia, alimentação, transporte. Com isso, pode ir juntando dinheiro aos poucos e então fazer o tal sonhado curso, comprar o carro ou dar entrada no imóvel. Lembre-se, no inicio seu salário será baixo, portanto é preciso ter persistência para cada vez mais subir de posição e, consequentemente, aumentar seu salário.



  • "Meu inglês não é fluente..."

É importante lembrar que, para nós brasileiros e muitos outros povos do mundo, o inglês é a 2a lingua. Ninguem espera que você saiba falar como um americano, inglês, que seja completamente fluente. É claro que será preciso conseguir estabelecer uma conversação mas não tenha medo. Como há uma mistura muito grande de povos e linguas à bordo, você poderá muito bem se encontrar tentando comunicar-se com um filipino, em inglês. Serão compreensivos, ambos. Não deixe de tentar.



  • "Não tenho experiência na área..."

A experiência na área, assim como uma formação é desejável, mas sempre ha tempo de se aprender. Procure cursos voltados à area, quem sabe até um estágio antes de tentar a entrevista ou embarcar. Se você realmente deseja embarcar, corra atrás.



  • "Trabalho na área de hospitalidade, vai ser uma experiência muito válida."

Verdade. A experiência em navios de cruzeiros, vem sendo cada vez mais valorizada pelas empresas de hospitalidade. Os navios são como hotéis gigantescos e, com serviço 5 estrelas de qualidade internacional. Toda e qualquer experiência com esse tipo de rigor de serviço, seja você hoteleiro, gastronomo ou turismólogo, será muito bem vista em seu currículo.



  • "Posso fazer uma carreira à bordo ou é uma experiência passageira?"

Como já mencionado acima, existem muitas pessoas que fazem uma carreira à bordo. É claro que, como empresa, as cias de cruzeiro tendem à promover as pessoas que se destacam dentro dos navios, ao invés de trazer pessoas sem treinamento para cargos mais altos. Tudo irá depender de como você se acostumar com a vida a bordo, com as constantes viagens e a rotina de trabalho lá dentro. É possivel sim fazer uma carreira à bordo, como também é possivel ter isso como meta temporária, para alcançar depois outros objetivos.



  • "Como saber se a agência é séria, se não é furada..."

Você já está no caminho certo. Está procurando, lendo, pesquisando. É só asim, procurando, que irá conhecer melhor as agencias, as cias, os cargos e evitar problemas futuros. É claro, uma vez estando dentro do navio não há como se prever situações porém antes, o quanto mais você procurar conhecer a sua cia, o navio, a rotina, as regras, mais facil será sua adaptação.



  • "Não vou gastar nada de início..."

Mito. Dependendo da distância entre você e sua agência recrutadora, você precisará sim ter uma reserva de dinheiro para ingressar no processo seletivo. Você terá gastos com viagem, hospedagem, cursos e exames. Será um investimento que você irá recuperar em um, dois meses de trabalho à bordo.



  • "Quero muito ser recreadora porém vou começar como cleaner, depois estando lá dentro eu mudo de cargo/posicção.."

Não é tão simples assim. Se voce deseja alçar certa posição, é preferível aplicar para a mesma. Se você nao tiver experiencia ou o inglês necessário, é recomendável correr atrás do que estiver faltando. Uma vez lá dentro você poderá sim subir de posição, mas para mudar de departamento precisará comprovar sua aptidão para o cargo, ter uma vaga disponível na função que irá aplicar e ainda passará por entrevistas.



  • "Vou então pedir demissão, fazer a entrevista amanhã e semana que vem já estarei no navio!"

Também é mito. Lembre-se que você deverá passar por várias etapas, entrevistas, treinamentos, cursos, visto. Tudo isso leva em média 4 meses, além do tempo de espera. Algumas pessoas (como eu) levam mais de 6 meses entre a primeira entrevista e a data de embarque. É interessante negociar com seus empregadores, para que não perca essa fonte de renda que lhe será importante durante todo o período de seleção.


Bem, continuem mandando suas dúvidas e sugestões, pois elas movimentam o blog!


Postado por: Nadia


Obs. Links utilizados neste post: http://www.cruzeirosmaritimos.info/como-trabalhar-em-cruzeiro-maritimo-emprego-navio/


Um comentário:

"Pequenos detalhes fazem a diferença" disse...

Ola prestei para o cargo de animador teens no Costa no começo do mes de setembro para a temporada 2008/2009...Foi uma pre seleção com mais de 8 especialistas da companhia e os diretores...... tenho experiencia em navios como animador e possuo todos os cursos exigidos... Gostaria de saber se é normal tanta espera para a resposta?

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?