segunda-feira, 26 de maio de 2008

1º Post

Bem, como esse é nosso primeiro post, nada melhor do que nos apresentar.

Somos um grupo de pessoas reunidas pelo mesmo interesse: trabalhar à bordo de um navio de cruzeiro. Alguns de nós se encontraram no começo, outros pelo caminho, mas o fato é que surgiu a idéia de criar um site, ou um blog, que pudesse ajudar quem também está interessado em ser tripulante em navios de cruzeiro.

Como no início tinhamos muitas dúvidas, resolvemos criar aqui um espaço para que pudessemos trocar experiências, idéias, conselhos e dicas.

Alguns de nós já estão embarcados, outros não, mas prometemos atualizar sempre com novidades e notícias.

Como 1º post, achei que seria legal colocar nossos passos seguidos até aqui, pra quem pensa em começar mas não faz ideia de ´por onde´.

* IMPORTANTE:
- Pré requisitos básicos: ter de 18 à 35 anos
- Inglês fluente (ou o mais perto disso possível, dependendo da vaga que deseja, será exigido maior ou menor fluência..)
- Disponibilidade para viajar, trabalhar em média 11hs/dia.
- Experência na area em que deseja aplicar (assistente de garcom/garconete, cozinha, bar, recreação, housekeeping). Cursos e faculdade desejável.

(Lembrando, caso não se encaixe perfeitamente, não desista, tente, pra tudo "dá-se um jeito", é só querer.)

1º: Procure uma agência ou um representante para encaminhar seu currículo.
A maioria das agências possui um sistema de cadastro em seu próprio site e assim funciona a pré-seleção. Algumas destas são:
- Estação do Turismo http://www.estacaodoturismo.com.br/
-Astral Crewagente da Royal Caribben, Celebrity Cruises e Azamara Cruises: www.astral-crew.com
- Fatto Brazil http://www.fattobrazil.com
- Work at Sea http://www.workatsea.com.br
- Infinity Brazil http://www.infinitybrazil.com/
- Ceceth Work on Board www.ceceth.com.br/

Lembrando que não somos ligados à nenhuma delas, porém a agência na qual estamos é a Infinity Brazil e está é a unica que conhecemos e indicamos, com certeza.

2º Passe pelo processo de seleção, por exemplo, da INFINITY BRAZIL:
O processo de seleção da Infinity Brazil (Santos, SP), é composto de uma entrevista inicial (avaliação psicológica, teste em inglês (listening) e entrevista, em inglês.) É feito em 1 dia.
Os aprovados nesta seleção deverão fazer o "Curso de Vida à Bordo", dado por ex-tripulantes e feito em 2 dias, na cidade de Santos, SP.

3º A entrevista com a Cia de Cruzeiro:
Após o curso de vida à bordo, será agendada sua entrevista com a cia selecionada pela agência para você. Você não poderá escolher a CIA, a agência escolherá de acordo com suas características e a vaga que deseja aplicar. A entrevista geralmente é feita com representantes da CIA e em inglês.

4º Treinamento da CIA, se houver:
Caso a CIA escolhida possua um treinamento (Costa, Princess), você será encaminhado à ele, no caso da COSTA, o treinamento dura uma semana, em Santos, e é realizado em inglês com uma prova que poderá te desclassificar, assim como seu comportamento nas aulas/hotel.

5º STCW/VISTO:
O STCW é o Curso para Tripulantes da Marinha Brasileira, apenas algumas CIAs o pedem, outras realizam seu proprio curso à bordo. Esse curso é necessário para a COSTA, por exemplo, e pode ser feito em Santos, RJ e algumas outras capitais. Dura 4 dias.
Algumas CIAs necessitam do visto CD1, americano,

6º Exames Médicos:
Após todas as etapas concluídas, será passada uma lista de exames médicos à serem realizados, entre eles exames de sangue, urina, fezes e raio-x tórax.

Bem, passadas todas as etapas você estará pronto para embarcar, apenas aguardando sua data e rota. Como já mencionado, este blog tem a função de elucidar dúvidas então nos próximos posts aguardem detalhes sobre as etapas do processo de seleção, dicas, informações sobre as CIAs, etc.

Qualquer dúvida, escrevam para vidadetripulante@gmail.com.

Nadia
xox

Um comentário:

Glauco Fulco - Músico disse...

Este Blogg é maravilhoso. Parabéns.
Eu só não encontrei a explicação de "Como" e "Onde" ir para se obter o "Panama Book". Eu trabalhei na "Costa Cruzeiros"e lá não é necessário este documento.
Obrigado, Glauco Fulco

Depois de ler o blog, você ainda tem alguma duvida? se sim, em qual setor?